Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14866
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes |
Autor(es): | Bispo, Juliana Merelles, Samira |
Data do documento: | Out-2021 |
Resumo: | Este estudo objetiva discutir sobre a educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes. O referido trabalho foi apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, ministrada pela professora Mirela Iriart do curso de Letras Estrangeiras, da Universidade Estadual de Feira de Santana. A pesquisa é de caráter qualitativo. No desenho metodológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico de publicações já analisadas sobre o tema, o qual nos permitiu conhecer o que já se estudou sobre o assunto - crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram a oportunidade de serem inseridas em escolas do ensino regular, todavia, essa implantação não garantiu e ainda não garante de fato uma inclusão justa, visto que, as escolas têm o desafio de se adequarem às necessidades específicas desses alunos, incluindo professores capacitados para trabalhar com crianças autistas em seu quadro . Para discorrer sobre a temática, nos embasamos em documentos, como Brasil (2003), que apresenta orientações e esclarecimentos sobre a prática docente na inclusão de alunos com deficiências, e A Declaração de Salamanca (1994), que também foi consultada para acrescentar à discussão. Além dessas, outras bases teóricas foram pautadas em Silva Neto et al. (2018), Marinho e Merkle (2009), Santos (2015), Melo e Santiago (2018), os quais discutem sobre a inclusão de crianças autistas na escola regular, sobre alunos com TEA como desencadeadores de processos formativos, e acerca dos desafios docentes na qualificação para o convívio de estudantes com TEA. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Inclusão Educação Crianças Educação inclusiva |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | BISPO, J.; MERELLES, S. Educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 01-09. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14866 |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoInclusivaCriancasAutistas.pdf | 533,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.