Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14866
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes
Autor(es): Bispo, Juliana
Merelles, Samira
Data do documento: Out-2021
Resumo: Este estudo objetiva discutir sobre a educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes. O referido trabalho foi apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, ministrada pela professora Mirela Iriart do curso de Letras Estrangeiras, da Universidade Estadual de Feira de Santana. A pesquisa é de caráter qualitativo. No desenho metodológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico de publicações já analisadas sobre o tema, o qual nos permitiu conhecer o que já se estudou sobre o assunto - crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram a oportunidade de serem inseridas em escolas do ensino regular, todavia, essa implantação não garantiu e ainda não garante de fato uma inclusão justa, visto que, as escolas têm o desafio de se adequarem às necessidades específicas desses alunos, incluindo professores capacitados para trabalhar com crianças autistas em seu quadro . Para discorrer sobre a temática, nos embasamos em documentos, como Brasil (2003), que apresenta orientações e esclarecimentos sobre a prática docente na inclusão de alunos com deficiências, e A Declaração de Salamanca (1994), que também foi consultada para acrescentar à discussão. Além dessas, outras bases teóricas foram pautadas em Silva Neto et al. (2018), Marinho e Merkle (2009), Santos (2015), Melo e Santiago (2018), os quais discutem sobre a inclusão de crianças autistas na escola regular, sobre alunos com TEA como desencadeadores de processos formativos, e acerca dos desafios docentes na qualificação para o convívio de estudantes com TEA.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Inclusão
Educação
Crianças
Educação inclusiva
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: BISPO, J.; MERELLES, S. Educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 01-09.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14866
Aparece nas coleções:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoInclusivaCriancasAutistas.pdf533,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.