Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Valdiceia de Jesus Cardoso-
dc.date.accessioned2021-12-08T12:19:48Z-
dc.date.available2021-12-08T12:19:48Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Valdiceia de Jesus Cardoso. Competência em informação no contexto da desinformação : um estudo de caso da formação dos discentes no campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14869-
dc.description.abstractThe internet and social media foster access and sharing of an exacerbated volume of information; however, its content is not always based on facts, i.e., it is untrue, causing disinformation, which consists of false information produced with or without the intention to harm someone or some group. Therefore, the development of information literacy is relevant to individuals, as it enables the stimulation of citizenship by fostering the autonomy of critical and ethical practices in the information environment for different communities and in multiple contexts. In this sense, the university, as an institution that promotes knowledge through teaching, research and outreach, has in its library a learning center through which it acts on the promotion of knowledge sources and on the recognition of misinformation. In view of this, questions arose about how the Laranjeiras Campus Library (BICAL) could contribute to the (in)formation of students at the Laranjeiras Campus of the Universidade Federal de Sergipe (CAMPUSLAR/UFS). Will the structuring of services of information orientation and use address this demand? The search for genuine information is not a simple task, given that it is necessary to develop competencies to access and use it. This study aims to carry out a formative action to promote the development of information literacy - through the mediation of knowledge that helps in the recognition of misinformation - among the students of CAMPUSLAR/UFS. This research is characterized as an exploratory and descriptive study, with a case study method and a quali-quantitative approach. Data were collected by means of bibliographic research for mapping sources that address: access, mediation, and use of information; misinformation, competence, and information literacy. For data collection, undergraduate and graduate students of CAMPUSLAR/UFS answered a semi-structured online questionnaire. The results indicate that, even though the students understand misinformation as untrue and harmful to society, most of them do not feel able to recognize it. Moreover, they are unaware of the techniques to develop an efficient search in reliable sources of information. This condition contributes to a deficient formation from the informational point of view, as well as to the proliferation and sharing of untrue news or information. Given these findings, the conclusions are that the library fulfills its role as a provider of access to information and that the librarian is the professional endowed with the necessary skills to guide the user‟s education in information literacy. As a product of this study, an animated video containing guidelines for the identification of misinformation was proposed, so as to contribute to the development of critical thinking in the constitution of citizenship.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectCompetência da informaçãopor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectMediação da informaçãopor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectInformation literacyeng
dc.subjectDisinformationeng
dc.titleCompetência em informação no contexto da desinformação : um estudo de caso da formação dos discentes no campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha-
dc.description.resumoA internet e as mídias sociais propiciam o acesso e o compartilhamento de um volume exacerbado de informações, contudo, essas informações nem sempre possuem seu conteúdo baseado em fatos, ou seja, são inverossímeis, causando desinformação, que consiste em informação falsa produzida com ou sem intenção de prejudicar alguém ou algum grupo. Assim, é relevante para o indivíduo o desenvolvimento de competência em informação, pois esta possibilita o estímulo da cidadania através do fomento da autonomia de práticas críticas e éticas no ambiente informacional para diferentes comunidades e em múltiplos contextos. Nesse sentido, a universidade, como instituição promotora de saberes através do ensino, pesquisa e extensão, tem em sua biblioteca um centro de aprendizagem pelo qual atua na promoção do conhecimento de fontes e no reconhecimento de desinformação. Diante disso, surgiram indagações sobre como a Biblioteca do Campus de Laranjeiras (BICAL) poderia contribuir para a (in)formação dos alunos do Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe (CAMPUSLAR/UFS). Será que a estruturação de um serviço de orientação e uso de informação contemplará esta demanda? A busca por informações genuínas não é uma tarefa simples, visto que é necessário dispor de competências para o seu acesso e uso. Tem-se como objetivo deste estudo a realização de uma ação formativa para promover o desenvolvimento de competência em informação junto aos discentes do CAMPUSLAR/UFS, através da mediação de conhecimentos que auxiliem no reconhecimento da desinformação. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, com método de estudo de caso e abordagem quali-quantitativa. Como levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica para mapeamento de fontes que abordem: o acesso, a mediação e o uso da informação; desinformação, competência e letramento informacional. Para coleta de dados, aplicou-se questionário online semiestruturado para discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CAMPUSLAR/UFS. Constatou-se que, apesar dos discentes compreenderem a desinformação como algo inverídico e prejudicial à sociedade, a maioria não se sente apta a reconhecê-la, como também desconhecem as técnicas para elaborar uma busca eficiente e em fontes de informações confiáveis. Essa condição contribui para uma formação deficitária, do ponto de vista informacional, bem como para a proliferação e o compartilhamento de notícias ou informações inverídicas. Mediante estes resultados, pôde-se concluir que a biblioteca cumpre seu papel de provedora de acesso à informação e que o bibliotecário é o profissional dotado de habilidades necessárias para nortear o usuário na formação de competência em informação, propôs-se, como produto desse estudo, um vídeo animado contendo orientações para a identificação de desinformação e, assim contribuir para o desenvolvimento de raciocínios críticos na constituição da cidadania.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDICEIA_JESUS_CARDOSO_PINHEIRO.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.