Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino, Fernanda Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-01-13T19:40:23Z-
dc.date.available2022-01-13T19:40:23Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationAQUINO, Fernanda Ribeiro de. A construção das personagens em “Amor, plástico e barulho” : uma análise a partir da teoria decolonial. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14947-
dc.description.abstractThis paper reviews “Amor, Plástico e Barulho” (Brazil/2013) construction of the characters in the film, a work by the Pernambuco director Renata Pinheiro, in which a methodological inspiration called screen ethnography has been carried out. The objective of the research focuses on analyzing the construction of characters from the perspective of decolonial feminism, pointing out resemblances between the characters experiences and those of peripheral female singers, highlighting on the specific way in which oppressive relationships are established in a musical environment in which is mostly male, an aspect that is reinforced through the evaluation between my experiences and my sister, since we are professional singers belonging to different sectors (author music and electronic forró, respectively). To conclude, this paper concentrates its results in an important point of view of decolonial debate for society, for the academy, and in the case of the research, to encourage women artists, black, peripheral, to take up and somewhat resisteng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectCantoraspor
dc.subjectCinema pernambucanopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectFeminismo decolonialpor
dc.subjectWomaneng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectSingereng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectDecolonial Feminismeng
dc.titleA construção das personagens em “Amor, plástico e barulho” : uma análise a partir da teoria decolonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Marcos Ribeiro de-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a construção das personagens no filme “Amor, Plástico e Barulho” (Brasil/2013), obra da diretora pernambucana Renata Pinheiro, através da análise fílmica cuja inspiração metodológica é a etnografia de tela. O objetivo da pesquisa concentra-se em analisar a construção das personagens a partir da perspectiva do feminismo decolonial1, apontando similaridades entre as vivências das personagens e as de mulheres cantoras periféricas, lançando luz sobre o modo específico como são estabelecidas as relações opressivas num ambiente musical que é majoritariamente masculino, aspecto que ganha reforço por meio do comparativo entre as minhas vivências e as da minha irmã, como cantoras profissionais pertencentes à setores distintos (música autoral e forró eletrônico, respectivamente). A pesquisa resultou numa discussão de suma importância acerca do debate decolonial para a sociedade, para a academia, e no caso da pesquisa, para encorajar as mulheres artistas, negras, periféricas a assumirem seus lugares de fala e resistência.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Colucci, Maria Beatriz-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA_RIBEIRO_AQUINO.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.