Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Nadja Maria Santos-
dc.date.accessioned2022-01-17T16:41:29Z-
dc.date.available2022-01-17T16:41:29Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.citationSOARES, Nadja Maria Santos. Atividade social em aulas de língua inglesa : experiência unplugged em uma escola da rede pública estadual de Sergipe. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14951-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the contributions of Social Activity in English classes, in an unplugged perspective, for the development of students. The unplugged activities have been adopted in view of the need to adapt the teaching and learning of English language to the reality of Internet access for both students and the school which is the context of the study. The theoretical framework outlined starts from the Theory of Socio-Historical-Cultural Activity (VYGOTSKY, 2001; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1999; HOLZMAN, 2009); going through Social Activities in foreign language classes (LIBERALI, 2009,2012). The study was developed from a project with Social Activities in English, with a group of students from the three last grades of formal basic education in Brazil: high school, in a public school in the state of Sergipe. The methodological perspective is the Critical Collaboration Research (MAGALHÃES, 2006; MAGALHÃES and FIDALGO, 2011, 2019), which allows knowledge construction, creation, and recreation of new possibilities of work and establishes learning as a way of transformation, better participation, and coexistence in society – in this research, specifically, within the scope of digital cultures. Data were collected through a questionnaire, teaching logs, chat circles and analyzed according to the perspective of the Teaching Research (FREEMAN, 1998). The analysis and interpretation of the data indicate results that establish a dialectical relationship between teaching and learning English and the student's life, so that he can recognize, reflect and analyze the contents developed throughout the project and use them in real communication contexts and digital literacy practices, thus breaking with an education of bureaucratic bias and that does not promote learning that excels in relating the knowledge built at school with human development and its possibilities for future action in society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMeios auxiliares de ensinopor
dc.subjectEducação e comunicaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectAtividade socialpor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglêspor
dc.subjectUnpluggedeng
dc.subjectAcesso à internetpor
dc.subjectSocial activityeng
dc.subjectEnglish teaching and learningeng
dc.subjectInternet accesseng
dc.titleAtividade social em aulas de língua inglesa : experiência unplugged em uma escola da rede pública estadual de Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Boa Sorte-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar os possíveis espaços de ação criativa que possibilitam o desenvolvimento do aluno a partir da colaboração e da criticidade para compreender as contribuições da Teoria da Atividade Social no ensino de língua inglesa, sob uma perspectiva unplugged, não condicionada ao acesso on-line. Para atingir este objetivo, delineia-se o seguinte objetivo específico: compreender os conhecimentos construídos a partir das Sequências didáticas e seus impactos/contribuições nas vivências sociais dos alunos e nas demandas dos contextos comunicativos a serem propiciados pela vida que ele vive. O quadro teórico delineado, parte da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 2001; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1999; HOLZMAN, 2009); passando pelas Atividades Sociais em aulas de línguas estrangeiras (LIBERALI, 2009). O estudo foi desenvolvido a partir de um projeto com Atividades Sociais em língua inglesa, com um grupo de alunos das três séries do ensino médio, em uma escola pública da rede estadual de Sergipe. A perspectiva metodológica é da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006; MAGALHÃES e FIDALGO, 2011, 2019), que permite a construção do conhecimento, criação e recriação de novas possibilidades de trabalho e aprendizagem como forma de transformação e melhor participação e coexistência na sociedade – no caso desta pesquisa, especificamente no âmbito das culturas digitais. Os dados foram produzidos por meio de questionário, anotações no teaching logs, declarações nas rodas de conversa e foram analisados segundo a perspectiva da Pesquisa Docente (FREEMAN, 1998). A análise dos dados revela que há uma relação dialética entre o ensino de inglês – adotando essa perspectiva – e a vida do aluno, na medida em que permitem estabelecer vínculos entre o conhecimento construído no idioma, a partir das Sequências Didáticas, e as vivências sociais, oportunizando ao aluno reconhecer, refletir e analisar os conteúdos desenvolvidos ao longo do projeto e utilizá-los em contextos reais de comunicação e das práticas letradas digitais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NADJA_MARIA_SANTOS_SOARES.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.