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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Jairton Peterson Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T17:47:33Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19T17:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jairton Peterson Rodrigues dos. A dois passos de Wakanda : uma proposta de uso do cinema com temática negra para o ensino de história. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14953 | - |
dc.description.abstract | The proposal of this article is to analyze the social representation of black people on the Black Panther movie (2018) aiming its use in Teaching History, since this topic dialogues to one of the premises of the Law of Directives and Bases of National Education (LDBE) n° 9.394/96, which has to do with the requirement of the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture. This way, its examination makes possible working with ethnic-racial relations. The theoretical apparatus on the movies and its relation to History and the Teaching of History is based on Marc Ferro, Robert Rosenstone and Napolitano. The analysis of the movie was reasoned from the Cultural History and had as a pillar the Roger Chartier´s concept of social representation. We also elaborate on the contributions of Circe Bittencourt, Selva Guimarães and Thaís Nívea Fonseca. Also important for this article are the works of Paulo Freire and bell hooks. The research has a qualitative nature and brings the analysis of the movie as a possibility of using the cinema in order to promote discussions based on racial diversity questions and the empowerment. Through our own experience in the classroom and in bibliographical researches, we emphasized the cinema in the Teaching of History, specifically in the debate of the representation of the black people in the Basic Education. Starting there, we believe this article adds to the promotion of a shared reflection around the social representation of the black people, helping the work of the History teacher in the Basic Education, especially the Secondary School, in addition to elaborate a pedagogical strategy that enables the sociability of the results obtained from other educators interested in the mentioned topics. With the work finished, a didactical sequency is presented as a pedagogical instrument, with procedures for the analysis of the proposed movie and, as a crowning moment, an audiovisual production made by students entitled “My Wakanda”. This product intends to foment some knowledge that help teachers to encourage their students to understand and value their community, causing an education as a practice for freedom. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Cinema e história | por |
dc.subject | Negros no cinema | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Colégio Estadual Olavo Bilac (Aracaju, SE) | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Pantera Negra (Filme) | por |
dc.subject | Teaching of history | eng |
dc.subject | Social representation | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.title | A dois passos de Wakanda : uma proposta de uso do cinema com temática negra para o ensino de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maynard, Andreza Santos Cruz | - |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é analisar a representação social do negro no filme Pantera Negra (2018) para sua utilização no Ensino de História, tendo em vista que essa temática dialoga com uma das premissas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96, que versa sobre a obrigatoriedade do Ensino da História e cultura afro-brasileira e africana. Logo, o exame dele nos possibilita trabalhar com as relações étnico-raciais. O aparato teórico sobre os filmes e sua relação com a História e o Ensino de História está calcado em Marc Ferro, Robert Rosenstone e Napolitano. A análise do filme foi fundamentada a partir da História Cultural e teve no conceito de representação social de Roger Chartier o seu pilar. Debruçamo-nos também sobre as contribuições de Frantz Fanon para o entendimento da subjetividade negra. No que tange aos debates acerca do Ensino de História, baseamo-nos nas contribuições de Circe Bittencourt, Selva Guimarães e Thaís Nívea Fonseca. São importantes para este trabalho as obras de Paulo Freire e bell hooks. A pesquisa tem caráter qualitativo e observa o exame do filme como uma possibilidade do uso do cinema para a promoção de debates pautados nas questões da diversidade racial e do empoderamento. Através da nossa experiência em sala de aula e em pesquisas bibliográficas, acentuamos o cinema no Ensino de História, de modo específico, no debate da representação do negro no cinema para a Educação Básica. A partir disso, acreditamos que este estudo contribui na promoção de uma reflexão compartilhada em torno da representação social do negro que auxilie no trabalho do professor de História do Ensino Básico, principalmente do Ensino Médio, além de elaborar uma estratégia pedagógica que possibilite a socialização dos resultados encontrados com demais profissionais da educação que se interessarem pelos temas levantados. Ao fim do trabalho, é apresentada como instrumento pedagógico uma sequência didática com procedimentos para a análise do filme aqui proposto e como culminância uma produção de audiovisual efetuada por alunos intitulada a “A minha Wakanda”. Este produto tem a finalidade de fomentar um conhecimento que auxilie professores a estimularem seus alunos no entendimento e na valorização de sua comunidade, assim ocasionando uma educação como prática para a liberdade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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