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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14960
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas dos/as professores/as de ciências da natureza de uma escola em tempo integral em tempos de pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Narratives of natural sciences teachers from a full-time integral school in times of pandemic |
Autor(es): | Neves, Mateus Santos |
Data do documento: | 30-Jun-2021 |
Orientador: | Lopes, Edinéia Tavares |
Resumo: | O Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP) foi anunciado na Portaria nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE). A medida faz parte das ações preventivas à disseminação do Coronavírus (COVID-19). O documento orienta como as atividades devem ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências Regionais de Educação (Geres) e da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Visando compreender o funcionamento do regime, a presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar, através das narrativas da gestão escolar e de professores/as de Ciências da Natureza, os desafios e as possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza, no Ensino Médio, em uma escola em tempo integral, no estado de Alagoas, no formato do REAENP. Para isso, buscou-se: a) Analisar o ensino de Ciências da Natureza, proposto na escola, estabelecendo relações com as orientações oficiais e as produções científicas que fundamentam o ensino nessa área em escolas em tempo integral; b) Descrever como se deu a implementação do REAENP nessa escola de tempo integral; c) Investigar a opinião dos/as professores/as de Ciências da Natureza sobre o REAENP e como aconteceram os desdobramentos do ensino-aprendizagem nessa área. A investigação foi realizada em uma escola em tempo integral localizada no sertão alagoano – local onde o pesquisador atua como docente –, no município de Piranhas, Alagoas. Os participantes desta pesquisa são três gestores/as e três professores/as de Ciências da Natureza. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas de forma eletrônica, tendo como análise de dados a proposta das entrevistas narrativas. Como resultado da análise documental, foi possível identificar que a proposta da educação integral é contemporânea, estando alinhada às demandas do século XXI, possuindo como foco a formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo, embora ainda no estado de Alagoas, devido à recente implantação – em 2015 – do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), a comunidade escolar e principalmente a gestão e os/as professores/as estejam passando por diversas capacitações para atuação nessa nova concepção de educação. Além disso, ainda existem poucas pesquisas relacionadas à educação integral voltadas para o ensino de Ciências da Natureza. Em relação às entrevistas narrativas com a gestão escolar sobre o processo de implementação do REAENP, constatou-se que o processo de efetivação do regime tornou-se um desafio para toda a comunidade escolar, visto que foi uma novidade para todos/as, mas, por meio do diálogo com os alunos/as e a qualificação dos/as professores/as, as dificuldades foram superadas, tendo em vista esse caráter emergencial. Igualmente, através das falas dos/as professores/as de Ciências da Natureza, identificou-se que os obstáculos que já eram presentes na sala de aula se evidenciaram no ensino remoto emergencial; em contrapartida, os/as professores/as recriaram o modo de ensinar ciências através do uso de laboratórios de aprendizagem utilizando temáticas que aproximaram as discussões relacionadas à pandemia com sua área de conhecimento. |
Abstract: | The Special Regime for Non-face-to-face School Activities (REAENP) was announced in ordinance No. 4.904/2020, published in the Official Gazette of the State of Alagoas (DOE). It is part of preventive measures to avoid the spread of the Coronavirus (COVID-19). The document provides guidance on how these activities must be carried out by educational institutions, with the support of the Regional Administrations of Education (Geres) and the Municipal Secretary of Education of Alagoas. In order to understand how the Regime works, the present master’s degree dissertation is a qualitative research that aims to analyze the challenges and possibilities in teaching Natural Sciences in a full-time integral high school in the State of Alagoas, following the guidelines of REAENP. To this end, we: a) Analyzed Natural Sciences teaching practices in a school, making connections with the official guidelines and the scientific productions that substantiate teaching in this area in full-time integral schools; b) Describe how REAENP was implemented in full-time integral schools; c) Investigate Natural Sciences teacher’s opinions about REAENP and how the development of teaching and learning in this area happened. The investigation was carried out in a full-time integral school in the backlands of Alagoas – the place where the researcher works as a teacher, in the county of Piranhas, State of Alagoas. The participants in this research were three educational administrators and three Natural Sciences teachers. The data in this study was obtained through document analysis and interviews semi-structured electronically. As a result of the document analysis, it was possible to identify that the proposal of the integral education is contemporary as well as aligned with the demands of the 21st century, focused on developing critical and autonomous citizens, responsible both for themselves and for the world, although in the State of Alagoas, due to a recent implementation - 2015 - the integral education program of Alagoas (pALei), the school community, and mainly its teachers and educational administrators are still attending several training courses so as to be better prepared to work taking into account this new concept of education. Moreover, there is still a limited amount of research about integral education focused on teaching Natural Sciences. Regarding the interviews with the educational administrators about the implementation of REAENP, it was uncovered that following the regime guidelines has proved challenging for the school community, since it was a novelty for them; however, after dialogues with students and by qualifying teachers, the challenges were overcome in view of its emergency. Likewise, through the analysis of Natural Science teachers’ narratives, it was identified that the challenges that teachers already faced while teaching were also in the emergency remote teaching, on the other hand teachers recreated their ways of teaching by using learning labs and themes that promoted discussions about the pandemic and their area of expertise. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências e matemática Ensino médio Ensino à distância Ensino de ciências da natureza Ensino em tempo integral Regime especial de atividades não presenciais Natural sciences teaching Full-time teaching Special regime for non-face-to-face school activities |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | NEVES, Mateus Santos. Narrativas dos/as professores/as de ciências da natureza de uma escola em tempo integral em tempos de pandemia. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14960 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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