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dc.contributor.authorLordelo, Daniela de Souza-
dc.date.accessioned2022-02-03T12:49:12Z-
dc.date.available2022-02-03T12:49:12Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.citationLORDELO, Daniela de Souza. Construção e validação de instrumento para avaliação de intervenções educativas sobre hipotermia perioperatória: associação de sistemas padronizados de linguagem. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15000-
dc.description.abstractPerioperative hypothermia is a problem that accounts for a proportion of postoperative complications that can be preventable and controlled. It occurs in more than 70% of surgical patients, being a concern for the health team. In view of this, the construction and validation of an Instrument for the implementation and evaluation of educational interventions containing NOC results and indicators, NIC interventions and activities, questions and answers that seek to assess knowledge about perioperative hypothermia directed to the nursing staff. lead to the improvement and better control of this problem. Objective: To construct and validate an instrument for evaluating ongoing educational interventions in NIC through criteria adapted from NOC results and indicators, aimed at perioperative prevention and control of hypothermia. Method: Methodological study of quantitative approach. The instrument was developed from the AORN, NICE and ASPAN Guidelines on perioperative hypothermia, based on the theoretical basis of the NIC and NOC and the clinical experience of the authors. The Delphi technique for content validation was used, with the participation of 12 judges in the first round and ten in the second round. For validation, a validator form elaborated in an online tool was used and considered as agreement ≥ 0. 8, which was analyzed using the content validation index and binomial test. Results: In the first round of the seven Instrument items evaluated by the judges none reached the established IVC, being reformulated after the suggested changes and submitted to the second round in which the IVC ranged from 0.8 to 1.00. Of these, the approved criterion that obtained the lowest value was “content” for items three and four, and the highest value was “objectivity” which obtained in six of the seven maximum score items (1.00) and one item with 0.90. The others obtained CVI from 0.9 to 1.0, a satisfactory score that did not indicate the need for a third round. Conclusion: The elaborated instrument was validated and can contribute to the implementation and evaluation of educational intervention with nursing in order to lead to the improvement and better control of perioperative hypothermia.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHipotermiapor
dc.subjectEnfermagem perioperatóriapor
dc.subjectEnfermagem em sala de cirurgiapor
dc.subjectEstudo de validaçãopor
dc.subjectEnfermagem perioperatóriapor
dc.subjectTerminologia padronizada da enfermagempor
dc.subjectEnfermagem de centro cirúrgicopor
dc.subjectSegurança do pacientepor
dc.subjectValidation studiespor
dc.subjectHypothermiaeng
dc.subjectPerioperative nursingeng
dc.subjectStandardized nursing terminologyeng
dc.subjectOperating room nursingeng
dc.subjectPatient safetyeng
dc.titleConstrução e validação de instrumento para avaliação de intervenções educativas sobre hipotermia perioperatória: associação de sistemas padronizados de linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Pontes de Aguiar-
dc.description.resumoA hipotermia perioperatória é um problema que responde por uma proporção de complicações no período pós-operatório que podem ser preveníveis e controladas. Ocorre em mais de 70% dos pacientes cirúrgicos, sendo uma preocupação para a equipe de saúde. Frente a isso, a contrução e validação de um Instrumento para implementação e avaliação de intervenções educativas contendo os resultados e indicadores da NOC, intervenções e atividades da NIC, perguntas e respostas que buscam avaliar o conhecimento sobre a hipotermia perioperatória direcionadas a equipe de enfermagem pode levar ao aprimoramento e melhor controle desse problema. Objetivo: Construir e validar um instrumento de avaliação de intervenções educativas constantes na NIC, por meio de critérios adaptados de resultados e indicadores da NOC, direcionadas à prevenção e ao controle da hipotermia no perioperatório. Método: Estudo metodológico de abordagem quantitativa. O instrumento foi desenvolvido a partir dos Guidelines da AORN, NICE e ASPAN sobre hipotermia perioperatória, fundamentado no embasamento teórico da NIC e NOC e na experiência clínica das autoras. Utilizou-se a técnica Delphi para validação do conteúdo, com a participação de 12 juízes na primeira rodada e dez na segunda rodada. Para validação foi utilizado um formulário validador elaborado em ferramenta on-line e considerada concordância ≥ 0,8, a qual foi analisada por meio do índice de validação de conteúdo e de teste binomial. Resultados: Na primeira rodada dos sete itens do Instrumento avaliados pelos juízes nenhum alcançou o IVC estabelecido, sendo reformulado após as alterações sugeridas e submetido a segunda rodada no qual o IVC variou de 0,8 a 1,00. Desses, o critério aprovado que obteve menor valor foi “conteúdo” para os itens três e quatro, e de maior valor foi “objetividade” que obteve em seis dos sete itens score máximo (1,00) e um item com 0,90. Os demais obtiveram IVC de 0,9 a 1,0, escore satisfatório que não indicava a necessidade de uma terceira rodada. Conclusão: O instrumento elaborado foi validado e pode contribuir na implementação e avaliação de intervenção educativa com a enfermagem a fim de levar ao aprimoramento e melhor controle da hipotermia perioperatória.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Joseilze Santos de-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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