Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15032
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto
Título(s) alternativo(s): A teaching-learning sequence : circular motion as a remote learning proposal
Autor(es): Vieira, Késia Cristina dos Santos
Data do documento: 26-Fev-2021
Orientador: Barbosa, Celso José Viana
Resumo: O presente trabalho de dissertação tem como principal objetivo apresentar uma Sequência de Ensino-aprendizagem (Teaching-Learning Sequence - TLS) planejada para trabalhar o conteúdo de Movimento Circular em especial o estudo da aceleração centrípeta, como uma proposta para o Ensino Remoto, podendo ainda ser adaptada para a perspectiva presencial. O tema foi subsidiado, segundo a teoria de aprendizagem significativa de David Assube, para auxiliar com a elaboração de um material que fosse potencialmente significativo e na identificação dos subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos alunos. Para orientar nas definições dos objetivos de aprendizagem, presentes na estruturação da TLS, contou-se com a taxonomia dos objetivos educacionais revisada. Esta TLS integra a metodologia Instrução pelos Colegas (Peer Instruction- IpC) com o uso de ferramentas tecnológicas (TICs), de modo a potencializar o aprendizado de forma interativa. As aulas foram organizadas para serem trabalhadas de forma síncrona e assíncrona. Para isto dividiu-se a TLS em três momentos. O primeiro momento conta com um acordo didático e apresentação do projeto, aplicação de um teste diagnostico, vídeo e um jogo sobre vetores. O segundo momento consiste em disponibilização de um livro digital (e-book), uma aula online sobre o movimento circular utilizando uma simulação (PhET) e uma adaptação do método IpC. No último momento a aplicação de um pós-teste e um questionário de avaliação do produto educacional. Diante do primeiro momento, constatou-se que os conhecimentos prévios eram alicerçados no senso comum. A disponibilidade de um material potencialmente significativo, no segundo momento, apresentou-se como requisito primordial para a implementação do método IpC. No pós-teste evidenciou-se que a TLS proposta conduziu os discentes a um aprendizado construtivo estando este alicerçado nos níveis de lembrar, entender e aplicar. Portanto, concluímos que a sequência de ensino-aprendizagem sobre movimento circular demonstrou ser satisfatória na construção do aprendizado diante da perspectiva do ensino remoto.
Abstract: The present work has as main goal to present a Teaching-Learning Sequence (TLS) planned to work the Circular Motion content, especially the study of centripetal acceleration, as a proposal for remote learning, which can also be adapted to presential perspective. The theme was subsidized according to David Ausubel’s theory of meaningful learning, to support with elaboration of a material that was potentially significative and in identification of previous knowledges presents in the student’s cognitive structure. To guide in definitions of learning objectives, presents in TLS’s structure, was counted with Revised Taxonomy of educational objectives. This TLS integrate the IpC methodology with use of technological tools (ICT), in order to enhance learning interactively. The classes were organized to worked synchronously and asynchronously. For this, TLS was divided in three moments. The first moment count with a didactic agreement and project presentation, application of a diagnostic test, video and a game about vectors. The second moment consists in providing a e-book, an online class about circular movement using PHET Simulation and an adaptation of Peer Instruction (PI) method. In the last moment, the application of a post-test and an evaluation survey about educational product. Against first moment, was verified that previous knowledges were based on common sense. The availability of a potentially significant material, in second moment, was presented as primordial requirement for the PI method implantation. In post-test, was evidenced that TLS proposal led the students to a constructive learning, this being based on levels of remember, understand and apply. Therefore, we conclude that the teaching-learning sequence on circular motion proved to be satisfactory in the construction of learning in the perspective of remote learning.
Palavras-chave: Ensino de física
Sequência de ensino-aprendizagem
Ensino remoto
Movimento circular
Instrução pelos Colegas (IpC)
Teaching-learning sequence
Remote teaching
Circular movement
Peer Instruction (PI)
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: VIEIRA, Késia Cristina dos Santos. Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15032
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KESIA_CRISTINA_SANTOS_VIEIRA.pdf7,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.