Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Felipe Esteves | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T13:58:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T13:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Jogo lúdico | por |
dc.subject | Consumo de energia elétrica residencial | por |
dc.subject | Eletricidade residencial | por |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | por |
dc.subject | Produto educacional | por |
dc.title | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física (Produto educacional) | pt_BR |
dc.type | Produto educacional | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Tiago Nery | - |
dc.description.resumo | Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, o Ministério da Educação - MEC vem buscando métodos inovadores de estratégias de ensino, com o intuito de que os alunos aprendam a interligar os assuntos, associando-os com o dia a dia. Nesse sentido: "Os jogos e brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento. Permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe, utilizando a relação entre cooperação e competição em um contexto formativo." (BRASIL, 2002, p. 56). Com efeito, o jogo de tabuleiro representa uma alternativa dinâmica no processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos a percepção da existência de outras ferramentas de conhecimento tão interativas quanto às adquiridas através das novas tecnologias e do uso da internet. Neste sentido, a experiência com o jogo lúdico de tabuleiro resgata um aprendizado através de “jogos que acompanham a humanidade há muito tempo” (DUARTE, 2012, p. 1), representando uma novidade considerando que esta geração pertence à era digital. O tema escolhido para trabalhar com o jogo de tabuleiro foi o Consumo de Energia Elétrica Residencial. Justifica-se a escolha por notarmos dificuldades dos alunos em correlacionar o aprendizado em sala com o cotidiano; por acreditar que consumo elétrico residencial tem um bom potencial de ser um tema para ser discutido na realidade da sala de aula; além de entender que, se o aluno tiver uma competência de usar esse conhecimento em sua casa e conscientizar outras pessoas, não irá apenas reduzir a conta de energia elétrica da residência, mas também contribuirá com o meio ambiente. O jogo de tabuleiro, com seu caráter lúdico, possui todas as características necessárias para realizar uma conexão importante entre a teoria e a prática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE_ESTEVES_MOURA-Prod_Educacional.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.