Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15043
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Robson Domingos da Cruz-
dc.date.accessioned2022-02-14T12:33:03Z-
dc.date.available2022-02-14T12:33:03Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Robson Domingos da Cruz. Elaboração de uma unidade de ensino para investigação da tensão de corte do LED. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15043-
dc.description.abstractThe teaching of physics in high school should allow the construction of knowledge necessary for understanding the contemporary world. Here is a sequence, based on the significant learning of David Ausubel and previous organizers, that allows students to get closer to new technologies, and not only that, it allows them to have a sense of physics behind these technologies, and also to know how to identify. The sequence was divided into two moments, in the first application, an organizer previously implemented in Algodoo, using the steps of the PODS cycle (Prediction, Observation, Demonstration and Synthesis), which aimed at the concept of students' cognitive structure management, used for: learning the main concept. In the second moment, a demonstration class was developed with the Arduino, using a simple circuit that can modify the current flow that passes through the LED, obtaining a voltage versus current graph to determine the cutoff voltage. During a demonstration, comments were required on the formation of potential barriers, band theory, semiconductors and PN junction. It concludes that although this activity illustrates the practical application of these concepts, these procedures have a deeper individual approach for the adequate assimilation of their meanings.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectFísica modernapor
dc.subjectCiclo PODSpor
dc.subjectPrevisão, Observação, Demonstração e Síntese (PODS)por
dc.subjectArduinopor
dc.subjectTeaching physicseng
dc.subjectModern physicseng
dc.subjectPODS cycleeng
dc.subjectPrediction, Observation, Demonstration and Synthesis (PODS)eng
dc.titleElaboração de uma unidade de ensino para investigação da tensão de corte do LEDpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a teaching unit to investigate the LED shear voltageeng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Neto, Samuel Rodrigues de-
dc.description.resumoO ensino de física no Ensino Médio deve permitir a construção de conhecimentos necessários para a compreensão do mundo contemporâneo. Propomos aqui uma sequência, embasada na aprendizagem significativa de David Ausubel e organizadores prévios, que nos permite aproximar o aluno das novas tecnologias, e não somente isso, permite que ele tenha uma noção da física por traz dessas tecnologias, e saiba também as identificar. A sequência foi dividida em dois momentos, no primeiro aplicamos um organizador prévio implementado no Algodoo, utilizando os passos do ciclo PODS (Previsão, Observação, Demonstração e Síntese), que teve por objetivo desenvolver conceitos existentes na estrutura cognitiva dos alunos, necessários para a aprendizagem do conceito principal. No segundo momento foi desenvolvida uma aula demonstrativa com o Arduino utilizando um circuito simples que pudesse modificar o fluxo de corrente que passava no LED, obtendo um gráfico de tensão versus corrente para determinar a tensão de corte. Durante a demonstração fez-se necessário comentários sobre formação da barreira de potencial, teoria de bandas, semicondutores e junção PN. Concluímos que embora esta atividade ilustre a aplicação prática desses conceitos, estes necessitam de uma abordagem individual mais profunda para a assimilação adequada dos seus significados.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROBSON_DOMINGOS_CRUZ_SANTOS.pdf6,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.