Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15086
Tipo de Documento: Tese
Título: “Aprender a fazer e fazer para aprender” : configurações do modelo escola-fazenda no ensino profissional agrícola (1967-1986)
Autor(es): Lima, Aristela Arestides
Data do documento: 29-Abr-2021
Orientador: Conceição, Joaquim Tavares da
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o modelo pedagógico denominado escola-fazenda adotado no ensino profissional agrícola, no período de 1967 a 1986, com o objetivo de analisar as representações do modelo escola-fazenda, no processo de padronização técnico-científica e de expansão da rede federal de ensino profissional agrícola, em âmbito nacional, e sua configuração no Colégio Agrícola Benjamin Constant/SE. O enfoque da análise levou em consideração o eixo norteador do modelo pedagógico configurado no princípio “aprender a fazer, fazer para aprender” e sua articulação com o projeto de desenvolvimento rural firmado nos acordos e convênios celebrados entre o Brasil e órgãos internacionais. A pesquisa documental identificou, selecionou, coletou e transformou em fontes diferentes tipos de documentos: legislação, manuais, diretrizes, acordos e convênios internacionais, regimento escolar, material didático, documentação de escrituração escolar, livros de atas, correspondências, entre outros. O levantamento da documentação ocorreu em arquivos e/ou acervos, físicos e digitais, públicos e particulares: INEP-CIBEC, Arquivo Nacional de Brasília, Ministério da Educação, Domínio Público, acervo particular de pesquisadores e acervos da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. Também foram utilizadas memórias de expressão oral, coletadas por meio de entrevistas com professores, funcionários e estudantes que vivenciaram o modelo-escola fazenda no Colégio Agrícola Benjamin Constant. Nas discussões e projetos educacionais do período observou-se permanência de aspectos relacionados com a ideia de “debelar o atraso agrícola” do Brasil, a defesa do extensionismo rural e concepção de instrução profissional agrícola baseada na tríade ensino/trabalho/produção. De outro modo, no marco temporal pesquisado, o ensino agrícola profissional sofreu impactos e ressignificações resultantes de acordos e convênios internacionais entre Brasil e Estados Unidos da América, relacionados com a educação rural; das interpretações e recepções da teoria do capital humano na educação e da propalada defesa do desenvolvimento da agricultura via modernização da produção. A implantação do modelo nos colégios agrícolas federais esteve, na maior parte do período, sob a coordenação da COAGRI, setor do Ministério da Agricultura responsável pela produção de diretrizes e supervisão do modelo. A atuação dessa coordenação visava garantir a uniformização do ensino agrícola em toda a rede federal por meio da adoção do modelo escola-fazenda. As discussões em torno da escola-fazenda tinham como ponto central a defesa de um ensino marcado pelo trabalho e vivência dos estudantes nos núcleos agropecuários de produção. No Colégio Agrícola Benjamin Constant foram identificados: o direcionamento exercido pelo Ministério da Educação no gerenciamento do modelo; as reformas, ampliações e modernizações do espaço físico, das instalações e equipamentos para a efetivação da escola-fazenda; a expansão de matrículas de estudantes e a ampliação de unidades educativas de produção. O modelo escolafazenda proporcionou novos padrões culturais de ensino e de aprendizagem, por meio de uma pedagogia que redimensionou a estrutura curricular e provocou mudanças na cultura de colégios da rede federal de ensino profissional agrícola.
Abstract: This thesis’ object of study is the pedagogical model named farm-school adopted in the professional agricultural teaching, during the period between 1967 and 1986, aiming at understanding the configuration of the model in the process of standardizing and expanding the federal network of rural schools. The investigation has considered both national and local scales and its objective was to identify and analyse general guidelines and characteristics and its effectiveness in the culture of the Benjamin Constant Rural School. The focus of the analysis has taken into consideration the guiding axis of the pedagogic model set up in the principle of “learn by doing, doing to learn” and its articulation with the project of rural development firmed by the agreements and covenants signed by Brazil and international organizations. Documental research has identified, selected, collected, and transformed in sources different types of documents: laws, manuals, guidelines, pacts and international covenants, school regiment, courseware, school bookkeeping documents, minutes books, mail among others. The data collection has occurred in physical and digital, public and private files and/or collections: INEPCIBEC, Brasília National Archive, Ministry of Education, Public Domain, researchers’ personal collections and collections from Federal University of Sergipe and the Federal Institute of Sergipe/São Cristóvão Campus. Also, there has been utilized memoirs of oral expression, collected via interviews with teachers, employees, and students who have experienced the farmschool model at Benjamin Constant Rural School. During discussions and educational projects at the time, it has been observed the continuity of aspects related to the idea of “extinguishing the agricultural backwardness” in Brazil, the defense of the rural extensionism, and the idea of professional rural instruction based on the triad teach/work/produce. On the other hand, in the time frame of the research, the professional agricultural teaching has suffered impacts and been reframed, as a result of international agreements and covenants between Brazil and The United States of America, related to rural education; the interpretation and reception of the theory of human capital in education and the propagated defense for the development of agriculture through modernization of production. The implementation of the model in federal farm schools has been, most of the time, under the coordination of COAGRI, branch of the Ministry of Agriculture responsible for the production of guidelines and the supervision of the model. The actions of this coordination aimed at guaranteeing the uniformity of the rural teaching in all federal network by adopting the farm-school model. Discussion around the farm-school has had as central point the defense of a teaching based on student work and experience in the agricultural production nuclei. At Benjamin Constant Farm School, the following were identified: the guidance exercised by the Ministry of Education in managing the model; the reforms, expansions, and modernizations of physical space, facilities, and equipment for implementing the farm-school; the increasing of student enrollment and expansion of educational production units. The farm-school model has provided new cultural standards for teaching and learning, through a pedagogy that has broaden curricular structure and led to changes in the culture of schools from the federal network of professional agricultural teaching.
Cette thèse porte sur l’étude d’un modèle pédagogique appelé école-ferme, adopté dans l’enseignement professionnel agricole, au cours de la période 1967-1986, afin de comprendre les configurations du modèle dans le processus de standardisation et d’expansion du réseau fédéral des collèges agricoles. La recherche a eu lieu à l’échelle nationale et locale dans le but d’identifier et d’analyser les lignes directrices et les caractéristiques générales et leur effet sur la culture du Collège agricole Benjamin Constant. La démarche a pris en compte l’axe directeur du modèle pédagogique configuré dans le principe "apprendre à faire, faire pour apprendre" et son articulation avec le projet de développement rural ancré dans les accords et les conventions conclus entre le Brésil et les organismes internationaux. La recherche documentaire a identifié, sélectionné, recueilli et transformé différents types de document en sources : la législation, les manuels, les directives, les accords et les conventions internationales, le règlement scolaire, le matériel didactique, la documentation de l’écriture scolaire, livres de comptes rendus, correspondances, entre autres. La collecte de donnés a eu lieu dans les archives et/ou les fonds, physiques et numériques, publics et privés : INEP-CIBEC, Archives Nationales de Brasilia, Ministère de l’Éducation, Domaine public, collection privée de chercheurs et les acquis de l’Université fédérale de Sergipe et de l’Institut fédéral de Sergipe/Campus Saint-Christophe. Des mémoires orales, recueillies par des entretiens avec des enseignants, des employés et des étudiants qui ont vécu le modèle-école ferme au Collège agricole Benjamin Constant ont également été utilisés. Dans les discussions et les projets éducatifs de la période, on a observé la permanence des aspects liés à l’idée de "combler le retard agricole" du Brésil, la défense de l'extension rurale et la conception de l’enseignement professionnel agricole basée sur la triade enseignement/travail/production. Autrement, dans le cadre temporel recherché, l’enseignement agricole professionnel a subi des impacts et des répercussions résultants d’accords internationaux entre le Brésil et les États-Unis concernant l’éducation rurale; des interprétations et réceptions de la théorie du capital humain dans l’éducation et de la défense affichée du développement de l’agriculture par la modernisation de la production. L’implantation du modèle dans les collèges agricoles fédéraux a été, pendant la plupart du temps, sous la coordination de COAGRI, secteur du Ministère de l’Agriculture responsable de la production de lignes directrices et de la supervision du modèle. L’intervention de cette coordination visait à assurer l’uniformisation de l’enseignement agricole dans tout le réseau fédéral par l’adoption du modèle école-ferme. Les discussions autour de l’école-ferme avaient comme point central la défense d’un enseignement marqué par le travail et l’expérience des étudiants dans les bases agricoles de production. Au Collège agricole Benjamin Constant ont été identifiés : la direction exercée par le Ministère de l’Éducation dans la gestion du modèle; les réformes, extensions et modernisations de l’espace physique, des installations et des équipements pour la réalisation de l’école-ferme; l'expansion des inscriptions d’étudiants et l’extension des unités éducatives de production. Le modèle école-ferme a apporté de nouvelles normes culturelles d’enseignement et d’apprentissage par le biais d’une pédagogie qui a redimensionné la structure des programmes et a entraîné des changements dans la culture des collèges du réseau fédéral d’enseignement professionnel agricole.
Palavras-chave: Educação
História da educação
Educação em Sergipe
Ensino agrícola
Formação profissional
Escolas rurais em Sergipe
Colégio Agrícola Benjamin Constant
Ensino profissional agrícola
Escola-fazenda
Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário
Benjamin Constant rural school
Professional agricultural teaching
Farm-school
National coordination of agricultural education
Collège agricole Benjamin Constant
Enseignement professionnel agricole
École-ferme
Coordination nationale de l'enseignement agricole
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Aristela Arestides. “Aprender a fazer e fazer para aprender” : configurações do modelo escola-fazenda no ensino profissional agrícola (1967-1986). 2021. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15086
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARISTELA_ARESTIDES_LIMA.pdf10,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.