Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Solange Xavier-
dc.date.accessioned2022-03-03T19:26:18Z-
dc.date.available2022-03-03T19:26:18Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationCRUZ, Solange Xavier. O que é que a Modern family tem? Autoetnografia de uma proposta de trabalho para aulas de língua inglesa. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15090-
dc.description.abstractIn this research, I narrate experiences lived during the process of elaborating a Didactic Sequence for English Language classes in a public school in the State of Bahia. These narratives, subjective and, at the same time, reflexive-theoretical, have as general objective to analyze and describe the course of elaboration of a Didactic Sequence that aims to problematize the different family structures of contemporaneity from the first episode of the TV series Modern Family. I used autoethnography as a methodological strategy for qualitative research because its approach recognizes and accommodates the researcher's subjectivity and experiences in research (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011; JONES; ADAMS; ELLIS, 2016.). Thus, as a theoretical anchor, this research sought references in studies on multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2016; DUBOC, 2011, 2015; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011), critical literacy (MENEZES DE SOUZA, 2011, 2011b; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2000, 2014, 2015; JORDÃO, 2013), identities (HALL; SILVA, 2000), gender (COSTA; SILVERA; MADEIRA, 2012; FURLAN; MÜLLER, 2013; LOURO, 1997 , 2000, 2008; SCOTT, 1995) and family (CACCIACARRO; MACEDO, 2018; CANIÇO et al., 2010; CASTELLS, 1999, GIMENO, 2001), who served as support for the development of the pedagogical proposal. Narrating this path was at the same time a work of self-knowledge and resignification, understanding the relevance of my experiences, my knowledge and practices as a teacher and researcher. My purpose was not to establish a practice model to be followed, but to promote possible dialogues with other teachers and education professionals, starting from the individual to other experiences and knowledge, to expand perspectives and (de)constructions of meanings, as a result of a critical assessment of our practices.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectSeriadospor
dc.subjectAutoetnografiapor
dc.subjectFamília contemporâneapor
dc.subjectModern Family (Série de televisão)por
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectAutoethnographyeng
dc.subjectContemporary familyeng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectCritical literacyeng
dc.titleO que é que a Modern family tem? Autoetnografia de uma proposta de trabalho para aulas de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Marlene de Almeida Augusto de-
dc.description.resumoNessa pesquisa, narro experiências vividas durante o processo de elaboração de uma Sequência Didática para as aulas de Língua Inglesa de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Essas narrativas, de cunho subjetivo e, concomitantemente, reflexivo-teórico, têm por objetivo geral analisar e descrever o percurso de elaboração de uma Sequência Didática que visa problematizar as diferentes estruturas familiares da contemporaneidade a partir do primeiro episódio do seriado de TV Modern Family. Utilizei a autoetnografia como estratégia metodológica da pesquisa qualitativa, porque sua abordagem reconhece e acomoda a subjetividade e as vivências do pesquisador na pesquisa (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011; JONES; ADAMS; ELLIS, 2016.). Assim, como âncora teórica, essa pesquisa buscou referências nos estudos sobre os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; DUBOC, 2011, 2015; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011), letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011, 2011b; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2000, 2014, 2015; JORDÃO, 2013), identidades (HALL; SILVA, 2000), gênero (COSTA; SILVERA; MADEIRA, 2012; FURLAN; MÜLLER, 2013; LOURO, 1997, 2000, 2008; SCOTT, 1995) e família (CACCIACARRO; MACEDO, 2018; CANIÇO et al., 2010; CASTELLS, 1999, GIMENO, 2001), que serviram de suporte para a elaboração da proposta pedagógica. Narrar esse percurso foi ao mesmo tempo um trabalho de autoconhecimento e ressignificação, entendendo a relevância de minhas experiências, meus saberes e fazeres como professora e pesquisadora. Meu propósito não foi estabelecer um modelo de prática a ser seguido, mas promover possíveis diálogos com outros professores e profissionais da educação, partindo do individual para outras experiências e saberes, a fim de expandir perspectivas e (des)construções de sentidos, em decorrência de uma avaliação crítica de nossas práticas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOLANGE_XAVIER_CRUZ.pdf914,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.