Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Lucas de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-28T21:52:15Z-
dc.date.available2022-03-28T21:52:15Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lucas de Oliveira. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle : protagonismos e caminhos da educação diante das mudanças de regimes de poder. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15238-
dc.description.abstractThis work sought to bring a theoretical exercise of the concept of power through the disciplinary society of Michel Foucault and the control society of Gilles Deleuze. We aim to reflect how the school, as an institution of modernity, is being impacted by changes in the logic of functioning power relations with the updating of a disciplinary society to a society of control. And how it has penetrated and achieved its autonomy and sovereignty as an institution of confinement. Since power in the controlling society acts in an "open" mode. That is, outside the logic of confinement typical of the disciplinary society to which the school was instituted. We seek through the analysis of the relationship and institutional tensions between school and family, the production and regulation of new forms of violence and the performance of two political movements, the school without party and the recent occupations of the secondary, bring clues who have characterized this process of updating and transformation that has permeated the school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectDisciplina escolarpor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectPoder disciplinarpor
dc.subjectSociedade de controlepor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectPowereng
dc.subjectDisciplinary powereng
dc.subjectSociety of controleng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEducationeng
dc.titleDa sociedade disciplinar à sociedade de controle : protagonismos e caminhos da educação diante das mudanças de regimes de poderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Feldens, Dinamara Garcia-
dc.description.resumoEste trabalho buscou trazer um exercício teórico do conceito de poder através da sociedade disciplinar de Michel Foucault e da sociedade de controle de Gilles Deleuze. Almejamos refletir como a escola, enquanto instituição da modernidade, está sendo impactada por alterações na lógica de funcionamento das relações de poder a partir da atualização de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de controle e como isso tem penetrado e atingido a sua autonomia e soberania enquanto instituição de confinamento. Tendo em vista que o poder na sociedade de controle atua em modo “aberto”. Ou seja, fora da lógica de confinamento típica da sociedade disciplinar a qual a escola foi instituída. Buscamos – através da análise da relação e das tensões institucionais entre a escola e a família, da produção e da regulamentação de novas formas de violência e da atuação de dois movimentos políticos, a escola sem partido e as recentes ocupações dos secundaristas – trazer indícios que têm caracterizado esse processo de atualização e de transformação que tem permeado a escola.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_OLIVEIRA_CARVALHO.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.