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dc.contributor.authorSouza, Vinícius Santos de-
dc.date.accessioned2022-04-08T14:18:29Z-
dc.date.available2022-04-08T14:18:29Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationSouza, Vinícius Santos de. Avaliação da qualidade de vida no trabalho : a percepção dos professores de escolas privadas da região metropolitana de Aracaju - SE. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15324-
dc.description.abstractSatisfied workers change the environment as a whole, due to their positivity and development in relation to the institution in which they work. From this perspective, quality of life at work (QWL) arises, as essential for human beings, capable of transforming people's lives, printing health, safety, well-being and satisfaction, and can raise levels of performance at work. The present study evaluates the quality of life at work of teachers who work in private schools in the metropolitan region of Aracaju, that is, in the cities of Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, and Nossa Senhora do Socorro. For this research, a descriptive, quantitative study was developed, through a survey using structured questionnaires containing 34 closed questions and 2 open questions, regarding their quality of life in the context of their work environment, and in the execution of their activities while teachers. For the perceptual evaluation of the subjects, the scale of agreement of levels of agreement / disagreement and calculation of averages in base 10 was used, explained in chapter 3. The level of satisfaction was also verified in several questions related to their activities, such as salaries, working hours, among others. In other words, the degree of satisfaction of those who work in private schools was analyzed, regarding their QWL and, for that, the Walton model, created in 1973, was adopted. From the results obtained, it was verified that QWL in schools studied, according to the subjects varied from high level to the conditions of safety and health at work, the social relevance of work in life, constitutionalism and social integration. However, the worst assessments were mainly due to issues of remuneration and benefits and career opportunities. It is suggested, as soon as these issues are reviewed, that teachers can work in an environment with a higher QWLeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectDocentes de escola privadaspor
dc.subjectModelo de Waltonpor
dc.subjectQuality of life at workeng
dc.subjectPrivate school teacherseng
dc.subjectWalton modeng
dc.subjectEscolas particulares, Aracaju (SE)por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleAvaliação da qualidade de vida no trabalho : a percepção dos professores de escolas privadas da região metropolitana de Aracaju - SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lins, Maria Teresa Gomes-
dc.description.resumoTrabalhadores satisfeitos mudam o ambiente como um todo, por sua positividade e desenvolvimento em relação a tal instituição em que trabalham. Nessa perspectiva surge a qualidade de vida no trabalho (QVT), como essencial para o ser humano, capaz de transformar a vida das pessoas, imprimindo saúde, segurança, bem estar e satisfação, podendo elevar os níveis de desempenho no trabalho. O presente estudo avalia a qualidade de vida no trabalho dos professores que trabalham em escolas privadas da região metropolitana de Aracaju, ou seja, nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Para tal pesquisa foi desenvolvido estudo descritivo, quantitativo, através de levantamento por meio de questionários estruturado contendo 34 questões fechadas e 2 questões abertas, a respeito da qualidade de vida dos mesmos no âmbito de seu recinto de trabalho, e na execução de suas atividades enquanto docentes. Para a avaliação perceptiva dos sujeitos utilizou-se a escala avaliativa de níveis de concordância/discordância e cálculo de médias na base 10. Foi verificado também, o nível de satisfação em vários quesitos relacionados às suas atividades, como salários, jornada de trabalho, entre outros. Ou seja, foi analisado o grau de satisfação dos mesmos que atuam em escolas privadas, quanto à sua QVT e, para isso adotou-se o modelo de Walton, criado em 1973. A partir dos resultados obtidos sugerem-se medidas para que os professores possam trabalhar em um ambiente com melhor QVT.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Alcione Fonseca-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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