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dc.contributor.authorBarreto Júnior, José Aldo-
dc.date.accessioned2022-04-25T23:38:04Z-
dc.date.available2022-04-25T23:38:04Z-
dc.date.issued2020-01-22-
dc.identifier.citationBARRETO JÚNIOR, José Aldo. Caderno de leitura literária: a mulher que matou os peixes. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15470-
dc.description.abstractThis essay aims to produce a literary reading notebook of the tale “The Woman Who Killed the Fishes” by Clarice Lispector, published in 1968, which aims to develop literary reading skills through the critical sense of students about the relation between man and pets, based on the debate proposed by the crisis of guilt of the narrator who apologizes for killing the little fishes from her aquarium. This play of persuasion her innocence results in seduction of the reader through the narrative of several cases in which the narrator helped several pets. In order to build a pedagogical practice of reflection on the importance of literary reading, teaching activities were developed for the literary reader of the sixth grade of elementary school. Pedagogically, it is proposed reading activities of other texts on the literary work of the relation between man and animals, emphasizing the intertextuality between them, in addition to the use of technologies as a tool for a further approximation between the literary text and the daily life of students. The product was built from five workshops offered in the second semester of 2019 to a state school in Sergipe. Methodologically, we explored the pleasure of literary reading through playful activities and with students 'participation in the use of digital technologies to disseminate the results of their interpretations, demonstrating how the union of such elements can make literary reading closer to students' reality. In this regard, it was produced as a learning object a reading notebook focused on the practice of the literary reading. The theoretical foundation of this notebook is supported for the following approaches: “aesthetic reader” by Umberto Eco (2004) who, in his essay “Model Reader” points out the importance of the reader to identify the incompleteness of the text, presupposing the reader's collaboration, “subjective reading”. Anne Rouxel (2013), who recognizes the reader's memory as one of the plausible reading strategies in playful pedagogical practices; and the 'reading cultural model' by Carlos Gomes (2011), which prioritizes the critical social formation of the reader linked to the appreciation the caution to be taken with the animals. According to these central concepts, we favor a literary reading model in which students can recognize the role of previous knowledge for effective reading comprehension, as well as the clues that allow the dialogue between these texts and their resulting meanings. Therefore, this reading notebook aims to develop reading skills through the critical sense of students about the relation between man and pet.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectCaderno de leiturapor
dc.subjectMultimodalpor
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectReading notebookeng
dc.titleCaderno de leitura literária : A mulher que matou os peixespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Carlos Magno-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo produzir um caderno de leitura literária do conto A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, obra publicada em 1968, que tem por finalidade desenvolver a habilidade da leitura literária por meio do senso crítico dos alunos quanto à relação entre o homem e os animais de estimação, a partir do debate proposto pela crise de culpa da narradora, que pede perdão por ter matado os peixinhos de seu aquário. Esse jogo de convencimento de sua inocência passa pela sedução do leitor por meio da narrativa de diversos casos em que a narradora ajudou diversos bichos de estimação. Com o intuito de construir uma prática pedagógica de reflexão sobre a importância da leitura literária, foram desenvolvidas atividades didáticas de formação do leitor literário do sexto ano do Ensino Fundamental. Pedagogicamente, são propostas atividades de leitura de outros textos sobre a temática da relação do homem com os animais, ressaltando a intertextualidade entre eles, além do uso das tecnologias como ferramenta de instrumento para uma maior aproximação entre o texto literário e o cotidiano dos alunos. O produto foi construído a partir de cinco oficinas ofertadas no segundo semestre de 2019 para uma escola estadual de Sergipe. Metodologicamente, exploramos o prazer da leitura literária por meio de atividades lúdicas e com a participação dos alunos no uso das tecnologias digitais para divulgarem os resultados de suas interpretações, demonstrando como a união de tais elementos podem tornar a leitura literária mais próxima da realidade dos alunos. Para isso, foi produzido como objeto de aprendizagem um caderno de leitura voltado para a prática da leitura literária. A fundamentação teórica deste caderno é sustentada pelas seguintes abordagens: “leitor estético”, de Umberto Eco (2004), que, em seu ensaio “Leitor modelo” destaca a importância de o leitor identificar a incompletude do texto, pressupondo a colaboração do leitor; ”leitura subjetiva”, de Anne Rouxel (2013), que reconhece a memória do leitor como uma das estratégias de leitura plausíveis em práticas pedagógicas lúdicas; e o “modelo cultural de leitura”, de Carlos Gomes (2011), que prioriza a formação social crítica do leitor atrelada à valorização dos cuidados com os animais. Seguindo esses conceitos centrais, privilegiamos um modelo de leitura literária no qual os alunos podem reconhecer o papel dos conhecimentos prévios para uma efetiva compreensão leitora, bem como as pistas que permitem identificar o diálogo entre esses textos e os sentidos dele decorrentes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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