Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisca Amanda dos-
dc.date.accessioned2022-04-29T21:14:13Z-
dc.date.available2022-04-29T21:14:13Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofUm olhar discursivo em relação ao cordel: reflexões sobre preconceito e estereótipos na sala de aulapt_BR
dc.subjectEthos Discursivopor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectCordelpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleCordel em sala de aula,pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Márcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoComo professores, sabemos da dificuldade em despertar o gosto pelas atividades de leitura e escrita sugeridas em sala de aula, bem como dos entraves para desenvolver, através delas, a criticidade em nossos alunos. Ademais, somam-se outras dificuldades ao cotidiano escolar, a exemplo da escassez de materiais adequados às reais necessidades de ensino-aprendizagem, a falta de incentivo ao aprimoramento e à atualização docente etc.. Mesmo diante desse cenário, muitos de nós desejamos proporcionar aos discentes aulas mais dinâmicas, mais interessantes e pensadas a partir de suas peculiaridades. Sendo assim, apresentamos aqui, como uma sugestão para nossas aulas, um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas em etapas visando a trabalhar o cordel como um aliado no debate acerca de temas de relevância social. Com isso, objetivamos contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no sentido de enriquecer os exercícios propostos, bem como despertar o senso crítico dos alunos por meio desses. O instrumento utilizado para apresentar esses apontamentos e discussões será o caderno pedagógico intitulado Cordel em sala de aula, o qual resulta de um trabalho desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), coordenado pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. O caderno se organiza da seguinte forma: a introdução, a parte teórica, relato de um trabalho com o cordel, proposta de sequência, roda de leitura com cordelista, leitura e produção de textos a partir de cordéis como forma de enfrentamento a preconceitos e estereótipos, sugestões de materiais, considerações finais. Como um produto não acabado, o caderno pedagógico permite outras contribuições e análises. Espera-se que sirva de incentivo ao trabalho pedagógico com cordéis e contribua com o ensino de língua materna.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA_AMANDA_DOS_SANTOS-Caderno_pedagógico.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.