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dc.contributor.authorLima, Rosana Pereira-
dc.date.accessioned2022-05-05T16:48:46Z-
dc.date.available2022-05-05T16:48:46Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationLIMA, Rosana Pereira. A persuasão na publicidade a partir da análise da construção do ethos: uma experiência no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15618-
dc.description.abstractWith this research, we aim to present and discuss the need for a teaching-learning pedagogy that values the student's critical-argumentative training, based on working with the advertising genre in Portuguese language classes and the consequent objective of doing it be recognized as a persuasive text, through the analysis of the construction of the ethos in the discourse. Within the scope of this proposal, discussions are presented regarding the importance of working with textual genres, in the perspective of Marcuschi (2008), the persuasive nature of the advertisement, as well as its important presence in the classroom, from Cuarelli and Malheiros (2014), Ferreguet (2009) and Carvalho (2014). In order to discuss aspects of rhetoric and argumentation, the contributions of Perelman and Tyteca (2005; 2014), Aristotle (2011), Ferreira (2017), Amossy (2018), Fiorin (2018), and Eggs (2018) are mentioned. After the theoretical path, we present the methodology, structured in the type of action research (TRIPP, 2005), of a participatory-interventional character, composed of activities organized in the format of didactic sequence (DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY, 2004), which were applied in the 9th year of elementary school, in five stages, developed over 10 weeks. The steps included the reading, comprehension and production practices of the advertising text. Soon after, we proceeded with presentation, analysis and reflection of the data. The analyzed results reiterate the importance of continuing the practice, in view of the reflexes of the action on the students' critical potential. We hope, with the proposal, to collaborate for the development of the autonomy of the people in the scope of their social practices.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPersuasão (Retórica)por
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectEthoseng
dc.subjectPersuasioneng
dc.subjectAdvertising texteng
dc.titleA persuasão na publicidade a partir da análise da construção do ethos : uma experiência no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Márcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoTemos, com esta pesquisa, a finalidade de apresentar e discutir a necessidade de uma pedagogia de ensino-aprendizagem que preze pela formação crítico-argumentativa do aluno, a partir do trabalho com o gênero publicitário nas aulas de Língua Portuguesa e do consequente objetivo de fazê-lo ser reconhecido como um texto persuasivo, por meio da análise da construção do ethos no discurso. No âmbito dessa proposta, são apresentadas discussões em relação à importância do trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva de Marcuschi (2008), à natureza persuasiva do anúncio publicitário, bem como à importante presença deste na sala de aula, a partir de Cuarelli e Malheiros (2014), Ferreguet (2009) e Carvalho (2014). A fim de discutir aspectos de retórica e argumentação, são mencionadas as contribuições de Perelman e Tyteca (2005; 2014), Aristóteles (2011), Ferreira (2017), Amossy (2018), Fiorin (2018), e Eggs (2018). Após o percurso teórico, apresentamos a metodologia, estruturada no tipo de pesquisaação (TRIPP, 2005), de caráter participativo-interventivo, composta por atividades organizadas em formato de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY, 2004), que foram no 9º ano do Ensino Fundamental, em cinco etapas, desenvolvidas durante 10 semanas. As etapas compreenderam as práticas de leitura, compreensão e produção do texto publicitário. Logo em seguida, procedemos com apresentação, análise e reflexão dos dados. Os resultados analisados reiteram a importância de dar continuidade à prática, tendo em vista os reflexos da ação sobre potencial crítico dos alunos. Esperamos, com a proposta, colaborar para o desenvolvimento da autonomia no âmbito das suas práticas sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
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