Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15633
Tipo de Documento: Monografia
Título: Qualidade do leite cru comercializado no município de Nossa Senhora da Glória- SE
Autor(es): Moreira, Thaís Lima
Data do documento: 15-Mai-2019
Orientador: Souza, Jane Delane Reis Pimentel
Coorientador: Talma, Simone Vilela
Resumo: O Brasil é um grande produtor de leite de vaca. No país, a comercialização do leite cru para consumo direto da população é proibido, pois pode haver algum microrganismo que cause doença no consumidor, sendo assim é muito importante o controle de qualidade em toda cadeia produtiva, desde a ordenha até sua chegada a mesa do consumidor. O município de N. Sra. da Glória – SE ocupa a 75ª posição no ranking nacional da produção de leite. Por ser uma cidade pequena do interior do estado é muito comum a comercialização do leite cru de porta em porta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do leite cru comercializado no município de Nossa Senhora da Glória. Foram escolhidos três pontos de venda, no qual a foram feitas três coletas, com intervalo de quinze dias entre elas, as amostras realizada em dois horários do dia, às 7 horas e 11 horas da manhã, sendo o leite oriundo da primeira ordenha, que ficam armazenados nos pontos de venda até o fim da sua comercialização. As amostras foram analisadas quanto aos parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, acidez, gordura, densidade, crioscopia, ESD e EST), microbiológicos (mesófilos totais e CCS), resíduos de antibióticos e possíveis fraudes (adição de água, cloretos, amido, sacarose, cloro, peroxido de hidrogênio e formol). A temperatura do leite também foi determinada. Entre as amostras analisadas, para um dos pontos de venda, observou-se que o leite encontrava-se fora dos padrões mínimos de qualidade físico-química estabelecidos pela legislação brasileira. Todas as amostras, independente do horário, apresentaram alta contaminação microbiológica para microrganismos aeróbios mesófilos. Já na análise de Contagem de células Somáticas (CCS), os resultados variaram de 90.000 a 250.000 CCS/mL, estando dentro limite estabelecido. Nenhum tipo de fraude foi detectada, com exceção da adição de água, para um dos estabelecimentos em todos os dias e horários avaliados. Com isso o leite cru comercializado no município não se encontra dentro dos requisitos de qualidade estabelecidos por lei, principalmente em relação às condições higiênico-sanitárias, pois apresenta alta contagem bacteriológica. Por outro lado, não foram encontradas fraudes que poderia causar outros tipos de danos à saúde dos consumidores. Mas ainda assim é inadequada a comercialização deste leite in natura diretamente a população.
Palavras-chave: Agroindústria
Produção de leite
Controle de qualidade
Controle microbiológico
Propriedade físico-química
Nossa Senhora da Glória - Sergipe
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citação: MOREIRA, Thaís Lima. Qualidade do leite cru comercializado no município de Nossa Senhora da Glória- SE. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15633
Aparece nas coleções:Agroindústria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Lima_Moreira.pdf926,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.