Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15658
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBispo, Matheus Luamm Santos Formiga-
dc.date.accessioned2022-05-06T19:05:43Z-
dc.date.available2022-05-06T19:05:43Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationBISPO, Matheus Luamm Santos Formiga. O Marquês de Pombal e a construção do ensino de primeiras letras (1757-1772). 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15658-
dc.description.abstractThe overall objective this work is to understand the conception of teaching first letters based on the Pombaline legislation and policy through its constitution and practice, starting from Pombal and his men in the common action they undertook, emphasizing that elementary education was coordinated with secundar education, and this one with collegue education. We will make use of historiography, manuscripts and other documentary and legislative sources, as well as compendiums and periodicals published in the period. The primary sources - manuals and compendiums - are highlighted in the composition of the study, forming a panegyric of the precursors of the first letters, until then, the Marquis of Pombal. The selected chronological section starts in 1757 with the publication of the Law of Directory, known as the Indian Directory that institutes the teaching of the Vernacular language in the country, and ends with the law from November 6, 1772, which regulates the creation and administration of the Minor Schools. It was concluded that the pioneering action of the Marquês de Pombal would be, strictly, not so much in the introduction of State education, but in the proposal to elevate such Minor Studies with the scope of using this resource as a strategy for national strengthening and that the teaching of first letters appears before the Marquês de Pombal with the action of religion, contributing to social formation based on elementary knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEnsino primáriopor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectSebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal)por
dc.subjectMarquês de Pombalpor
dc.subjectInstrução elementarpor
dc.subjectReformas pombalinaspor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectMarquis of Pombaleng
dc.subjectFirst letterseng
dc.subjectPombaline reformseng
dc.titleO Marquês de Pombal e a construção do ensino de primeiras letras (1757-1772)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é compreender a concepção do ensino de instrução elementar na legislação e na política pombalina, a partir da historiografia, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como de compêndios e periódicos publicados no período. O recorte cronológico selecionado se inicia em 1757 com a publicação da Lei do Diretório, conhecida como Diretório dos Índios, que institui o ensino da língua Vernacular no país, e se encerra com a Lei de 06 de novembro de 1772, que regulamenta a criação e administração das Escolas Menores. Chegou-se à conclusão de que ação de pioneirismo do Marquês de Pombal estaria, rigorosamente, não tanto na introdução do ensino de Estado, mas na proposta de elevar tais Estudos Menores com escopo de usar de tal recurso como estratégia de fortalecimento nacional e que o ensino da instrução elementar surge anteriormente ao Marquês de Pombal com a ação da religião, contribuindo na formação social a partir dos saberes elementares.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATHEUS_LUAMM_SANTOS_FORMIGA_BISPO.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.