Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira |
Autor(es): | Leite, Émmerly Karoline Nascimento Dantas |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Orientador: | Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de |
Resumo: | Este estudo pretende analisar as representações pombalinas e antipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” e descrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscando apreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Para tanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição, especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor. |
Abstract: | This study intends to identify, describe and analyze the Pombaline and anti-Pombaline representations in Brazilian educational historiography, that is, in the speeches that “narrate” and describe the history of Brazilian education in the Pombaline period (1750- 1777), seeking to apprehend the way in which their public education initiatives are addressed. For that, we use historiography about the period, manuscripts and other documentary and legislative sources, as well as the theoretical support of cultural history and cultural studies. The historiography of Brazilian education goes through several moments of transition, especially in the colonial period, during which Portugal strictly controlled the colony. |
Palavras-chave: | Educação História da educação Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal) Marquês de Pombal Antipombalismo Pombalismo Antipombalism Pombalism Education history Marquis of Pombal |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LEITE, Émmerly Karoline Nascimento Dantas. Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMMERLY_KAROLINE_NASCIMENTO_DANTAS_LEITE.pdf | 624,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.