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Tipo de Documento: Tese
Título: Políticas públicas de educação ambiental: caminhos viáveis e factíveis trilhados para a implementação do programa nacional escolas sustentáveis na rede estadual de ensino em Sergipe
Autor(es): Pereira, Alessandra Santana
Data do documento: 20-Jan-2020
Orientador: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Resumo: O Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é uma proposta de política pública que busca promover a sustentabilidade socioambiental no ambiente escolar. Para isso, estabelece três princípios fundamentais como aspectos norteadores para a implementação do Programa nas escolas, são eles: o currículo, o espaço físico e a gestão. O presente estudo teve como objetivo explicitar os caminhos viáveis e factíveis trilhados para implementação do Programa Nacional Escolas Sustentáveis na rede estadual de ensino em Sergipe, buscando revelar os desafios e as dificuldades encontrados pelos sujeitos para o seu efetivo desenvolvimento, a partir da apropriação da realidade do ponto de vista prático e teórico. Em relação a investigação ao relato analítico dos resultados coletados, a abordagem adotada foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa em educação, que busca compreender argumentações subjetivas dos membros da comunidade pesquisada, em que o procedimento metodológico adotado foi exploratório e descritivo. Esse estudo foi realizado junto à DRE03 que fica localizada no Agreste Central Sergipano, na cidade de Itabaiana, tendo como amostra 12 (doze) escolas que receberam o recurso do PDDE Escola Sustentável (PDDE ES). As informações foram coletadas mediante entrevista semiestruturada, com 15 profissionais sendo 1 (uma) Coordenadora de Educação Ambiental do NEDIC, 1 (uma) Coordenadora Pedagógica da DRE’03, 1 (uma) técnica de educação ambiental da DRE’03 e 10 (dez) diretores/as das escolas contempladas dirigidas pela respectiva DRE. Dentre os resultados obtidos podemos observar a falta de conhecimento por parte de alguns dos/as diretores/as na implantação do Programa, este provavelmente por carência de processo formativo, que permitisse um contato mais estreito com a proposta da política expressa pelo PNES e o PDDE ES. Diante de todo esse contexto, não podemos dizer que a implementação não deu certo, pelo contrário, apenas ficou prejudicada em relação ao chão da escola, visto que algumas condições oferecidas à comunidade escolar não favoreceram o desenvolvimento de um trabalho integrado, contínuo e permanente. Com isso, a intenção deste trabalho foi produzir uma pesquisa que possibilitasse entender como o PNES chegou no Estado de Sergipe e de que forma aconteceu seu processo de implementação nas escolas estaduais da DRE’03. Nesse sentido, como resposta, esta tese possibilitou afirmarmos que a implementação do programa, no que diz respeito as dimensões currículo, gestão e espaço físico, foi executada de forma inadequada para o contexto das Escolas Sustentáveis e da Educação Ambiental, ou seja, os fazeres do cotidiano escolar das instituições pesquisadas apresentavam condições e situações de aprendizagem incipientes que se desdobraram em práticas pedagógicas simplistas e ingênuas, que não viabilizaram condições para que a formação ambiental acontecesse de forma que contribuísse para a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. Diante deste cenário, acredita-se que o aporte teórico científico gerado nessa pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão e fortalecimento das escolas contempladas com o PNES.
Abstract: The National Sustainable School Program (NSSP) is a public policy proposal that seeks to promote socio-environmental sustainability in the school environment. Thus, it establishes three fundamental principles as guiding aspects for the implementation of the program in schools, they are: curriculum, physical space, and management. The present study aimed to explain the viable and feasible paths taken to implement the National Sustainable School Program in the state education network in Sergipe. Seeking to reveal the challenges and difficulties encountered by subjects for their effective development from the appropriation of reality from a practical and theoretical point of view. Regarding the investigation of the analytical report of the collected results, the approach adopted was qualitative, as it is a research in education, which seeks to understand the subjective arguments of the members of the researched community in which the methodological procedure adopted was exploratory and descriptive. This study was carried out with the Regional Office of Education 03 (ROE’03) located in the Sergipe Central Arid zone, in the city of Itabaiana, with a sample of 12 (twelve) schools that received the Direct Money School Program Sustainable Schools (DMSP SS) resource. The information was collected through semi-structured interviews, with 15 (fifteen) professionals, 1 (one) Environmental Education Coordinator from the Diversity and Citizenship Education Center (DCEC), 1 (one) Pedagogical Coordinator at ROE'03, 1 (one) environmental education technician at ROE'03, and 10 (ten) directors of the schools covered by the respective ROE. Among the results obtained, we can observe the lack of knowledge on the part of some of the directors in the implementation of the program, probably due to the lack of a training process, which would allow a closer contact with the proposal of the policy expressed by the NSSP and the DMSP SS. In view of all this context, we cannot say that the implementation did not work. On the contrary, it was only harmed in relation to the school floor, since some conditions offered to the school community did not favor the development of an integrated, continuous, and permanent work. Therefore, the intention of this study was to produce research that would make it possible to understand how the NSSP arrived in the State of Sergipe and how its implementation process took place in the state schools of ROE'03. Consequently, in response, this thesis made it possible for us to state that the implementation of the program, with regard to the curriculum, management, and physical space dimensions, was performed inappropriately for the context of Sustainable Schools and Environmental Education. That is, the daily activities of the researched institutions presented incipient learning conditions and situations that unfolded in simplistic and naive pedagogical practices, which did not enable conditions for environmental training to take place in a way that would contribute to the transformation of schools into sustainable educational spaces. Given this scenario, it is believed that the theoretical-scientific contribution generated in this research can contribute to a better understanding and strengthening of the schools covered by the NSSP.
El Programa Nacional Escuelas Sostenibles (PNES) es una propuesta de política pública que busca promover la sostenibilidad socioambiental en el ámbito escolar. Así, establece tres principios fundamentales como aspectos orientadores para la implementación del programa en las escuelas, estos son: currículo, espacio físico y gestión. El presente estudio tuvo como objetivo explicar los caminos viables y factibles tomados para implementar el Programa Nacional de Escuelas Sostenibles en la red estatal de educación en Sergipe, buscando revelar los desafíos y dificultades encontrados por los sujetos para su desarrollo efectivo, a partir de la apropiación de la realidad desde un punto de vista teórico y práctico. En cuanto a la investigación del informe analítico de los resultados recogidos, el enfoque adoptado fue cualitativo, por tratarse de una investigación en educación, que busca comprender los argumentos subjetivos de los miembros de la comunidad investigada, en la que el procedimiento metodológico adoptado fue exploratorio y descriptivo. Este estudio se realizó con la Junta Regional de Educación 03 (JRE’03), que está ubicada en el Agreste Central Sergipano, en la ciudad de Itabaiana, con una muestra de 12 (doce) escuelas que recibieron el recurso del Programa Dinero Directo en la Escuela Escuela Sostenible (PDDE ES). La información fue recolectada a través de entrevistas semiestructuradas, con 15 (quince) profesionales, 1 (un) Coordinador de Educación Ambiental del Núcleo de Educación en Diversidad y Ciudadanía (NEDC), 1 (un) Coordinador Pedagógico en JRE'03, 1 (un) técnico en educación ambiental en JRE'03 y 10 (diez) directores de las escuelas amparadas por la respectiva JRE. Entre los resultados obtenidos, se puede observar la falta de conocimiento por parte de algunos de los directores en la implementación del programa, esto probablemente debido a la falta de un proceso de capacitación, que permitiera un contacto más cercano con la propuesta de política expresada por el PNES y el PDDE ES. Ante todo este contexto, no podemos decir que la implementación no funcionó, por el contrario, solo se perjudicó en relación al piso escolar, ya que algunas condiciones ofrecidas a la comunidad escolar no favorecieron el desarrollo de un trabajo integrado, continuo y permanente. Con eso, la intención de este trabajo fue producir una investigación que permitiera comprender cómo llegó el PNES al Estado de Sergipe y cómo ocurrió su proceso de implementación en las escuelas públicas de la JRE'03. En ese sentido, como respuesta, esta tesis permitió afirmar que la implementación del programa, en lo que se refiere a las dimensiones curricular, de gestión y de espacio físico, se realizó de manera inadecuada para el contexto de las Escuelas Sostenibles y la Educación Ambiental, es decir , las acciones del cotidiano escolar de las instituciones investigadas presentaban condiciones de aprendizaje incipientes y situaciones que se desenvolvían en prácticas pedagógicas simplistas e ingenuas, que no posibilitaban las condiciones para que la formación ambiental se produjera de manera que contribuyera a la transformación de las escuelas en espacios educativos sostenibles. Ante este escenario, se cree que el aporte teórico-científico generado en esta investigación puede contribuir a una mejor comprensión y fortalecimiento de las escuelas atendidas por el PNES.
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação e Estado
Planejamento político
Sustentabilidade e meio ambiente
Política governamental
Escolas sustentáveis
Políticas públicas
Environmental education
Sustainable schools
Public policy
Educación ambiental
Escuelas sostenibles
Políticas públicas
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Alessandra Santana. Políticas públicas de educação ambiental: caminhos viáveis e factíveis trilhados para a implementação do programa nacional escolas sustentáveis na rede estadual de ensino em Sergipe. 2020. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15693
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