Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699
Tipo de Documento: Livro
Título: Iniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas
Autor(es): Maynard, Dilton Cândido Santos (Org.)
Costa, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.)
Data do documento: 2020
Resumo: Esta obra é um dos produtos finais das atividades de duas ações fundamentais à formação docente realizadas na Universidade Federal de Sergipe: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (RP); ambos concebidos e financiados pela CAPES e, na UFS, acompanhados pela equipe do Departamento de Licenciatura e Bacharelado da Pró- -Reitoria de Graduação (DELIB/PROGRAD). Trata-se de duas iniciativas que se mostraram viáveis como estratégias de valorização do magistério e, ao término de sua vigência, provocaram a continuidade da proposta — através do lançamento de novos editais, (números 1/2020 e 2/2020), pela CAPES -, após apelos da comunidade acadêmica. Entre os textos aqui apresentados, o(a) leitor(a) encontrará diferentes relatos, diversas experiências, em distintos campos de saber, além de algumas ponderações sobre o que são o PIBID, o RP e o, há pouco citado, NIUEB, por seus representantes institucionais. No decorrer da obra, narrativas de experiências no ensino da Matemática, da Química, do Inglês e do Espanhol, no cuidadoso trabalho de alfabetizar e na importante tarefa de ensinar no campo das Artes, são apresentados. Nenhum dos textos se coloca como argumento fechado. Nenhum deles encerra um “tenho dito”. Ao contrário, são pronunciamentos, são relatos de atividades, são quase conversas, abertas ao diálogo e a contribuições.
Palavras-chave: Educação
Pedagogia
Educação básica
Formação docente
Formação de professores
Residência Pedagógica (RP)
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Idioma: por
Instituição/Editora: Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste livro com fins comerciais sem prévia autorização dos autores e da Edupe.
Citação: MAYNARD, Dilton Cândido Santos (Org.); COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.). Iniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas. Recife: EDUPE, 2020. E-book (262 p.). ISBN 978-85-7856-234-2.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699
Aparece nas coleções:DELIB - Livros e capítulos de livros
DHI - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IniciacaoDocenciaResidPegagogicaUFS.pdf7,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.