Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15737
Document Type: Dissertação
Title: O jogo do cloze : o ensino da leitura com base em estudos cognitivos e metacognitivos
Authors: Reis, Marcelo Almeida dos
Issue Date: 31-Jan-2020
Advisor: Reis, Mariléia Silva dos
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo abordar o ensino da leitura e sua automonitoração através da técnica do Cloze, avaliando o desempenho de alunos do 7º ano antes e depois da realização de oficinas de leitura de orientação de base cognitiva/metacognitiva. Como fundamentos teórico-metodológicos, foram adotados os aportes das ciências cognitivas, segundo as quais se entende que o processamento da leitura implica ler com compreensão. Nesse sentido, uma das características fundamentais do processo da leitura é a capacidade que o leitor possui de avaliar a qualidade da própria compreensão. “O leitor deve saber quando está entendendo bem um texto, quando a compreensão está sendo parcial ou quando o texto não faz sentido” (LEFFA, 1996, p. 45). O corpus selecionado para análise foi resultado das oficinas de leitura com a Técnica do Cloze, com alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual situado em Muribeca, Sergipe. A metodologia empregada foi um estudo de caso por se tratar de uma análise de uma situação particular e de seus dados. A questão norteadora é a de que a técnica do Cloze pode auxiliar os alunos a demonstrarem melhor compreensão textual através da automonitoração da leitura. Por isso, o ensino de Língua Portuguesa deve enfatizar a importância de se trabalhar a autoavaliação da leitura, visando à ampliação do vocabulário mental, da expressividade e da automatização da leitura, impulsionando os(as) alunos(as) à autonomia e à proficiência no uso da língua, com base nas pesquisas que conectam neurociência e leitura.
Abstract: This project aims at addressing ways of teaching reading and its self-monitoring strategies through the Cloze technique, assessing 7th graders? reading performance before and after reading workshops are conducted, based on cognitive research. As the theoretical and methodological basis, we adopted some cognitive concepts for reading, which state that reading processing means to read with comprehension. So, if we read to understand, the purpose of reading is comprehension. Hence, one the most important characteristics of reading is the ability the reader possesses to self-regulate their reading comprehension. “The reader must know they are understanding the text well, partially or when it does not make sense” (Leffa, 1996, p. 45). The corpus selected to be analyzed in this project are the answers given by students after some Cloze procedures and activities are conducted, in a 7th-grader class, at a State School, in the city of Muribeca, Sergipe. The methodology applied was a case study since it will assess content on a particular situation. Our guiding question is that the Cloze procedure can impact students positively, boosting them towards a better text comprehension through self-regulated reading. Therefore, the teaching of Portuguese should focus on the importance of self-regulating strategies during the reading process, in order to improve vocabulary, expressiveness and reading automaticity, guiding students towards autonomy and proficiency in reading, based on the latest research on these topics.
Keywords: Língua portuguesa
Letramento
Leitura
Cloze
(Meta)cognição
Neurociências
Cloze
Reading
(Meta)cognition
Neuroscience
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: REIS, Marcelo Almeida dos. O jogo do cloze: o ensino da leitura com base em estudos cognitivos e metacognitivos. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15737
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO_ALMEIDA_DOS_REIS.pdf8,65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.