Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15760
Tipo de Documento: Monografia
Título: Prescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de Matemática do ensino fundamental : anos finais (PNLD 2020)
Autor(es): França, Jocelmo de Morais
Data do documento: 22-Mar-2022
Orientador: Santos, Ivanete Batista dos
Resumo: Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou caracterizar as prescrições de autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais sobre a utilização de Resolução de Problemas. Foi adotado como referencial para Resolução de Problemas o entendimento de Onuchic (1999), de Trindade (2012), o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e o posto na Base Nacional Comum Curricular (2017). Os livros utilizados como fonte foram selecionados a partir do Plano Nacional do Livro e Material Didático 2020 (PNLD 2020). O critério de seleção utilizado foi as coleções mais adotadas nas escolas públicas (municipais e estaduais) do Ensino Fundamental – Anos Finais de Aracaju/SE. No caso foram selecionadas: A Conquista da Matemática, de Giovani Jr. E Castrucci (2018); Matemática Bianchini, de Bianchini (2018); e Matemática Compreensão e Prática, de Silveira (2018). A partir do exame dos exemplares dessas coleções foi possível identificar que Giovani Jr. E Castrucci (2018), prescrevem a Resolução de problemas como metodologia. Além dos autores deixarem explicita a abordagem metodológica, destacam características, como: protagonismo do aluno e o papel de orientador do professor, que são prescritos para o uso como metodologia por Onuchic (1999). Na segunda coleção, Bianchini (2018) prescreve na maioria das vezes a utilização da Resolução de Problemas como recurso, destacando os passos de Polya (1978) para resolver problemas matemáticos com o objetivo de fixar conceitos. E nos exemplares da terceira coleção, Silveira (2018) não se comprometeu em apontar uma abordagem para a Resolução de Problemas, contudo foi possível identificar características que resultam na utilização como recurso, por exemplo, o uso do problema para fixação de conceitos.
Palavras-chave: Matemática
Resolução de problemas
Livro didático
Manual do professor
Ensino de matemática
Ensino fundamental
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DMA - Departamento de Matemática – São Cristóvão – Presencial
Citação: França, Jocelmo de Morais. Prescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de matemática do ensino fundamental – anos finais (PNLD 2020). São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15760
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jocelmo_Mores_França.pdf841,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.