Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15786
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Nas trilhas do romance: uma leitura literária da Donzela guerreira |
Autor(es): | Brito, Kathiuscia Santos de |
Data do documento: | 28-Ago-2020 |
Orientador: | Santos, Jeane de Cássia Nascimento |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de leitura literária a partir do romance Donzela Guerreira, selecionado do livro de Jackson da Silva Lima, O folclore em Sergipe (1977). Os romances são narrativas orais cantadas em versos e se constituem enquanto gênero oral popular. A escolha do gênero justifica-se diante do número reduzido de propostas de leitura voltadas para os textos da tradição oral popular, no que se refere ao ensino de literatura. Assim, dentre os inúmeros romances, foi selecionado o texto Donzela Guerreira. O estudo sobre o romance é feito a partir das pesquisas realizadas por Alvanita Santos (2005), em sua tese intitulada Canto das mulheres – entre bailar e trabalhar: relações de gênero em narrativas orais (romances), juntamente com a dissertação de Antônio Marcos Trindade, sobre os romances no contexto sergipano, intitulada O lamento das Severinas: relações de gênero no romanceiro sergipano. A proposta de leitura literária foi feita a partir das reflexões teóricas abordadas por Rouxel e Rezende (2013) sobre leitura subjetiva, formação do leitor sensível e experiência estética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Sergipe, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Ao compreender os romances enquanto textos da literatura oral popular pertencentes ao universo feminino, observou-se a possibilidade de propor uma leitura literária a partir da perspectiva das relações de gênero presentes entre o romance Donzela Guerreira e o conto Entre a espada e a rosa, de Marina Colasanti (1992). O recorte produzido considerando as relações de gênero foi realizado a partir dos estudos sobre o leitor cultural, empreendido por Gomes (2011). A presente pesquisa apresenta como proposta de trabalho a realização de oficinas de leitura literária visando, dentre outros objetivos, a possibilitar o (re)conhecimento da literatura oral popular, familiarizar os alunos com a leitura literária dos romances, a fim de proporcionar o desenvolvimento de experiências estéticas singulares aos alunos, seguindo os pressupostos apresentados por Rouxel (2013). A pesquisa apresenta o Caderno de Leitura: Donzela Guerreira: em busca da tradição oral sergipana como um material didático que busca promover aos professores e aos alunos o (re)conhecimento de um gênero da tradição oral popular, de modo a garantir a inclusão da oralidade no ensino de literatura e contribuir para a formação de leitores. |
Abstract: | This work intends to present a literary reading proposal based on the novel Donzela Guerreira, selected from the book by Jackson da Silva Lima: “O folklore em Sergipe” (1977). Novels are oral narratives sung in verse and constitute themselves as a popular oral genre. The choice of the genre is justified in view of the reduced number of reading proposals aimed at the texts of the popular oral tradition, with regard to teaching literature. Thus, among the innumerable novels, the novel Donzela Guerreira was selected. The study of the novel is based on research carried out by Alvanita Santos (2005), in her thesis entitled, Canto das Mulheres - Between dancing and working: gender relations in oral narratives (novels), together with the dissertation work. on the novels in the Sergipe context, by Antônio Marcos Trindade, entitled “The lament of Severinas: gender relations in the Sergipe novelist”. The literary reading was made from the theoretical reflections addressed by Rouxel and Rezende (2013) on subjective reading, sensitive reader training and aesthetic experience. The research was carried out in a school of the state network of Sergipe with students of the 9th year of elementary school II. When understanding the novels as texts of popular oral literature belonging to the female universe, the possibility of proposing a literary reading from a perspective of the gender relations present between the novel Donzela Guerreira, along with the short story: “Between the sword and the rose”, by Marina Colasanti (1992). This research presents as a work proposal the realization of literary reading workshops aiming, among other objectives, to enable (re)knowledge of popular oral literature, familiarize students with the literary reading of novels, in order to provide the development of experiences aesthetics unique to students, following the assumptions presented by Rouxel (2013). The research presents the “Reading Notebook: Donzela Guerreira: in search of the oral tradition of Sergipe” as a didactic material that seeks to promote to teachers and students a (re) knowledge of a genre of the popular oral tradition, aiming to guarantee the inclusion of orality in the teaching of literature and contribute to the formation of readers |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Ficção Letramento Educação Romances Literatura oral popular Formação de leitores Novels Popular oral literature Reader education |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | BRITO, Kathiuscia Santos de. Nas trilhas do romance/ uma leitura literária da Donzela guerreira. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15786 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KATHIUSCIA_SANTOS_DE_BRITO.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.