Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15793
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos: um trabalho com divisibilidade
Autor(es): Barreto, Silvia de Oliveira
Data do documento: 19-Nov-2020
Orientador: Mateus, Marta Elid Amorim
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o ensino de Divisibilidade no segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos através da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Apresentamos um relato de experiência em uma escola da rede púbica de ensino com duas Atividades Propostas comparativas e realizamos um apanhado sobre a evolução dessa modalidade de ensino em nosso país ao longo do tempo, ressaltando sua importância e a necessidade de um olhar diferenciado para suas peculiaridades. Argumentamos ainda sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, que combinada à Resolução de Problemas, entre outras metodologias, mostra ser um excelente sistema de referencial teórico para a organização do ensino, em particular o ensino da EJA, que pede uma abordagem menos tecnicista e mais humana possível. Por fim, concluímos que, apesar das muitas dificuldades e limitações, a Educação de Jovens e Adultos necessita de um trabalho diferenciado com um estudo prévio e uma seleção adequada dos instrumentos metodológicos para que sejam alcançados resultados satisfatórios.
Abstract: The present work presents an approach on the teaching of Divisibility in the second segment of Elementary Education of Youth and Adult Education through Ausubel's theory of Meaningful Learning. We present an experience report in a public school with two Comparative Proposed Activities. We reviewed the evolution of this type of education in our country over time, emphasizing its importance and the need for a different look at its peculiarities. We also argue about the theory of Meaningful Learning, which combined with Problem Solving, among other methodologies, shows an excellent theoretical reference system for the organization of teaching, in particular the teaching of YAE, which calls for a less technical and more human approach possible. Finally, we conclude that, despite the many difficulties and limitations, Youth and Adult Education needs a differentiated work with a previous study and an adequate selection of methodological instruments to achieve satisfactory results.
Palavras-chave: Matemática
Aritmética
Ensino de matemática
Educação de jovens e adultos
Divisibilidade
Aprendizagem significativa
Divisibility
Youth and adult education
Meaningful Learning
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: BARRETO, Silvia de Oliveira. Aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos: um trabalho com divisibilidade. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15793
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIA_OLIVEIRA_BARRETO.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.