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dc.contributor.authorDória, Vitor Meireles-
dc.date.accessioned2022-05-30T14:04:27Z-
dc.date.available2022-05-30T14:04:27Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationDória, Vitor Meireles. Análise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empírico. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15810-
dc.description.abstractThe empirical design methods do not consider the fatigue of the asphalt coating nor the mechanical responses of the pavement in terms of stresses, deformations and deflections. To work around these limitations, the methods that use mechanistic concepts emerge. Thus, the present work aimed to carry out an analysis, using mechanisticempirical concepts, of four pavement structures dimensioned using the most common empirical methods, in order to estimate the structural behavior of the pavements. The AEMC tool, a part of MeDiNa, was used to determine the necessary data for the analysis through the structural capacity estimate presented in the South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). It was observed that the empirical design methods for asphalt pavements meet the vast majority of situations because of the low traffic used in the design, however pavements composed of blocks tend to suffer from permanent deformations in the granular layers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpor
dc.subjectEnsino de engenharia civilpor
dc.subjectMétodos empíricospor
dc.subjectMecanístico-empíricospor
dc.subjectPavimentaçao urbanapor
dc.subjectInfra-estrutura de transportespor
dc.subjectTabelas de Rüschpor
dc.subjectPavimentos asfálticospor
dc.titleAnálise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empíricopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Fernando Silva-
dc.description.resumoOs métodos empíricos de dimensionamento não consideram a fadiga do revestimento asfáltico e nem as respostas mecânicas do pavimento em termos de tensões, deformações e deflexões. Para contornar essas limitações surgem os métodos que se utilizam de conceitos mecanicistas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise, com emprego de conceitos mecanístico-empíricos, de quatro estruturas de pavimentos dimensionadas através dos métodos empíricos mais comuns, a fim de se estimar o comportamento estrutural dos pavimentos. Foi utilizada a ferramenta AEMC, constituinte do MeDiNa, para que fossem determinados os dados necessários para a análise através da estimativa de capacidade estrutural apresentada no South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). Observou-se que os métodos empíricos de dimensionamento para pavimentos asfálticos atendem a vasta maioria das situações por causa do baixo tráfego utilizado no dimensionamento, no entanto os pavimentos compostos por blocos tendem a sofrer com deformações permanentes nas camadas granulares.pt_BR
dc.publisher.departmentDEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::ENGENHARIA MEDICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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