Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15850
Tipo de Documento: Monografia
Título: Vazamentos na rede de distribuição de água e seus impactos na geração de perdas reais
Autor(es): Souza, Ingrid Larissa
Data do documento: 4-Jul-2019
Orientador: Lima, Daniel Moureira Fontes
Resumo: Os vazamentos nas redes de distribuição de água têm causado um grande impacto financeiro nas companhias de saneamento devido ao aumento das despesas de produção e distribuição. Com isso, o presente trabalho apresenta um levantamento quantitativo do número de vazamentos ocorrentes nas redes no ano de 2017, bem como a relação da quantidade desses para cada tipo de material e diâmetro da tubulação nos bairros do munícipio de Aracaju, que são atendidos pela Gerência Metropolitana de Distribuição Norte da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). Além disso, foram estimados a vazão e o volume de água perdido nos vazamentos em duas situações: na primeira, considerou-se que o intervalo de tempo entre a abertura do registro de atendimento e o término do serviço, é variável para cada solicitação, e resultou em um volume anual igual a 53.635,663 m³; na segunda, adotou-se um intervalo de tempo fixo e igual a 6h para todas as solicitações, e apresentou um volume anual igual a 26.127,364 m³, tendo assim uma redução de 51,29% do volume inicial, constatando que quanto menor for o tempo gasto para a execução do vazamento, menor será o volume perdido. Foi calculado também a perda de faturamento nas duas situações acima, para mostrar quanto a Companhia de Saneamento de Sergipe deixa de faturar devido aos vazamentos de redes de distribuição de água. Essa perda foi de R$ 202.420,993 na primeira situação e de R$ 98.604,672 na segunda situação, considerando a redução do tempo de execução do serviço.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Ensino de engenharia civil
Vazamentos em redes
Volume perdido
Água tratada
Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO)
Aracaju (SE)
Água potável
Saneamento ambiental
área CNPQ: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::DRENAGEM URBANA DE AGUAS PLUVIAIS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial
Citação: Souza, Ingrid Larissa. Vazamentos na rede de distribuição de água e seus impactos na geração de perdas reais. São Cristóvão, 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15850
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid_Larissa_Souza.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.