Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15852
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Leitura do gênero diário de humor multimodal (Caderno pedagógico)
Autor(es): Sacramento, Cláudia Virgínia Fontes
Data do documento: 11-Jun-2019
Orientador: Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumo: Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de mestrado que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Sergipe. O material apresenta uma proposta de leitura com o gênero diário de humor multimodal em que foram analisados trechos do livro “Diário de um Banana”, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007) e da Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para a execução das atividades, foi desenvolvida uma Sequência Didática de Leitura (SDL) com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptada para a leitura, utilizando a proposta de uma aula interativa de leitura de Leurquin (2014). As atividades foram desenvolvidas de uma maneira sistemática, por meio de oficinas de leitura e interpretação das páginas do diário; foram elaboradas de acordo com o quadro teórico do ISD, contemplando o contexto de produção e a arquitetura textual, com a finalidade de desenvolver as capacidades de linguagem dos estudantes para que os mesmos se tornem leitores proficientes; e também com as contribuições da GDV para que a linguagem imagética fosse analisada e compreendida. Você vai observar que, no decorrer das atividades, serão apresentadas orientações de como trabalhar com os alunos, mas que podem ser adaptadas ou modificadas para a realidade da sua sala de aula. Os conceitos teóricos, que fundamentaram a pesquisa para que possam colaborar na compreensão teórica das atividades apresentadas, serão encontrados na dissertação intitulada A leitura de textos literários multimodais a partir da interação com o “Diário de um Banana” no pergamum.bibliotecas.ufs.br.
Palavras-chave: Capacidades de linguagem
Multimodalidade
Interacionismo Sociodiscursivo
Diário de humor.
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15852
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA_VIRGINIA_FONTES_SACRAMENTO-Caderno_pedagógico.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.