Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15879
Tipo de Documento: Monografia
Título: Verificação dos teores de flúor em águas de abastecimento público
Autor(es): Macedo, Verena Pereira
Data do documento: 7-Mar-2022
Orientador: Michelan, Denise Conceição de Gois Santos
Resumo: A fluoretação em estações de tratamento de água (ETAs) garante a proteção da saúde bucal da população abastecida quando atende aos níveis adequados de fluoreto. No Brasil, esses níveis são regulamentados pela Portaria GM/MS n°888, de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde. Diante disso, neste trabalho, objetivou-se verificar as concentrações de flúor na saída de três estações de tratamento de Sergipe e comparar com os valores recomendados pela portaria vigente, além de compreender o comportamento desses teores ao longo do tempo. A pesquisa obteve os dados de amostragem das ETAs Poxim, Cabrita e João Ednaldo no período de 2015 a 2019. Esses dados foram tratados e determinadas as concentrações do íon fluoreto de cada estação (exercida), enquanto as concentrações recomendadas (esperadas) foram determinadas com base em equação trazida na portaria mencionada. Os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste não paramétrico de Mann-Whitney foram aplicados para análise estatística dos dados. Nos resultados, a ETA Cabrita apresentou o maior percentual de amostras de concentrações do íon fluoreto dentro do limite recomendado de 0,6 a 0,8 mg/L, enquanto a ETA Poxim e a ETA João Ednaldo obtiveram percentuais significativos abaixo do limite mínimo de 0,6 mg/L. Contudo, os percentuais abaixo desse limite para a ETA João Ednaldo foram maiores. Verificou-se que ao longo dos anos a variação do íon fluoreto assumida por todas as ETAs oscilou mais entre cada mês em comparativo com a concentração recomendada. Dessa forma, conclui-se que é necessário maior adequação dos níveis de fluoreto nas ETAs Poxim e João Ednaldo, além de ser indispensável o monitoramento mais eficaz desses níveis em todas as estações desse estudo, assim como a prática do heterocontrole deve ser adotada em conjunto com instituições, vigilâncias sanitárias e municípios abastecidos pelas ETAs.
Palavras-chave: Engenharia civil
Ensino de engenharia civil
Fluoretação
Estação de tratamento de água
Ácido fluossilícico
Concentração do íon fluoreto
Tratamento de água
Engenharia sanitária
área CNPQ: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial
Citação: Macedo, Verena Pereira. Verificação dos teores de flúor em águas de abastecimento público. São Cristóvão, 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15879
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verena_Pereira_Macedo.pdf927,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.