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Document Type: Monografia
Title: Aceitação sensorial de produtos lácteos pelo público infantil do município de Nossa Senhora da Glória-SE
Authors: Santos, Claudenice dos
Issue Date: 16-May-2019
Advisor: Barretto, Lília Calheiros de Oliveira
Resumo : No setor de alimentos, a qualidade sensorial é de grande importância por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto. Na avaliação sensorial é possível realizar testes com públicos diversos incluindo crianças, jovens e adultos. Quando realizada por crianças, pode fornecer informações úteis sobre produtos, se métodos e protocolos apropriados forem empregados. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação sensorial de produtos lácteos de diferentes marcas pelo público infantil do município de Nossa Senhora da Glória. A análise foi conduzida por 30 crianças, com faixa etária entre 9 e 15 anos, que cursavam o 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no município. As análises foram realizadas utilizando o teste de aceitação global, com escala hedônica de cinco pontos, que variava de muito ruim a muito bom. Foram avaliadas três diferentes marcas comerciais de dois tipos de derivados lácteos, especificamente iogurte sabor morango e bebida láctea sabor chocolate. Com base nas informações coletadas, 53% dos participantes eram do sexo feminino e 47% do sexo masculino, com maior participação (76 %) na faixa etária de 10 anos. Os resultados demonstraram que as marcas da bebida láctea sabor chocolate obtiveram uma homogeneidade nos conceitos avaliados, de acordo com os conceitos bom e muito bom, entretanto a amostra B obteve uma maior aceitação em relação às demais no quesito preferência. As marcas de iogurte identificadas como A e C obtiveram boa aceitação com relação aos conceitos bom e muito bom e, de acordo com a preferência, os resultados apontam uma similaridade entre essas amostras. As amostras comerciais analisadas apresentaram boa aceitação em relação à aceitação global e preferência, mas, não diferiram significativamente entre si ao nível de 5% segundo o teste de Tukey. Dessa forma, as marcas buscam lançar produtos no mercado que não apresentam diferença sensorial em relação às marcas concorrentes, o que sugere que estes produtos apresentem formulações muito similares entre si. Este tipo de estratégia de mercado está associado ao fortalecimento de novas marcas, que tendem a desenvolver produtos semelhantes aos que já são ofertados por marcas tradicionais.
Abstract: In the food sector, the sensorial quality is of great importance for evaluating the market acceptability and product quality. In the sensorial evaluation it is possible to carry out tests with diverse publics including children, young people and adults. When performed by children, it can provide useful product information if appropriate methods and protocols are employed. This work aimed to evaluate the sensorial acceptance of dairy products of different brands by the children's public of the municipality of Nossa Senhora da Glória. The analysis was conducted by 30 children, aged between 9 and 15 years, who attended the 5th year of elementary school in a state school located in the municipality. The analyzes were performed using the global acceptance test, with a five point hedonic scale, which ranged from very poor to very good. We evaluated three different trademarks of two types of dairy derivatives, specifically strawberry flavored yogurt and chocolate flavored milk drink. Based on the information collected, 53% of the participants were female and 47% were male, with a greater participation (76%) in the 10-year age group. The results showed that the brands of the chocolate flavored milk drink obtained a homogeneity in the concepts evaluated, according to the concepts good and very good, however the sample B obtained a greater acceptance in relation to the others in the preference question. The yogurt brands identified as A and C were well accepted with respect to good and very good concepts and, according to preference, the results point to a similarity between these samples. The commercial samples analyzed showed good acceptance in relation to the overall acceptance and preference, but did not differ significantly among themselves at the 5% level according to the Tukey test. In this way, the brands seek to launch products in the market that do not present sensorial difference in relation to the competing brands, which suggests that these products present formulations very similar to each other. This type of market strategy is associated with the strengthening of new brands, which tend to develop products similar to those already offered by traditional brands.
Keywords: Agroindústria
Setor de alimentos
Análise sensorial
Aceitabilidade mercadológica
Produtos lácteos
Qualidade do produto
Público infantil
Nossa Senhora da Glória - SE
Sensory analysis
Dairy beverage
Children
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citation: SANTOS, Claudenice dos. Aceitação sensorial de produtos lácteos pelo público infantil do município de Nossa Senhora da Glória-SE. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15881
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