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dc.contributor.authorMacêdo, Emanuelle Socorro Goes de-
dc.date.accessioned2022-06-20T15:25:47Z-
dc.date.available2022-06-20T15:25:47Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationMACEDO, Emanuelle Socorro Goes de. Educação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIII. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15893-
dc.description.abstractThe present work had as objective the construction of the didactic script called Small Manual of Heritage Education: a direction for the use of the Penedense heritage, which aims to prepare the teacher for an effective heritage education. For this work, a literature review was used as a methodology, having as main authors Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire and Hall. The script enables the application of the methodology of heritage education in the teaching of history as a way to develop the epistemological curiosity necessary for the implementation of autonomous knowledge of a critical-libertarian nature, focusing on ethnic-racial issues of the 18th century, passing through Penedo's religious history as a preponderant factor for the racial distinction that occurred in the eighteenth century.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectPenedo (AL)por
dc.subjectRoteiro didáticopor
dc.subjectDistinção étnico-racialpor
dc.subjectHeritage educationpor
dc.subjectPenedean heritagepor
dc.subjectDidactic scriptpor
dc.subjectEthnic-racial distinctionpor
dc.titleEducação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Itamar Freitas de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo a construção do roteiro didático denominado Pequeno Manual de Educação Patrimonial: um direcionamento para uso do patrimônio penedense, que tem como intuito preparar o professor para uma educação patrimonial eficaz. Para este trabalho utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, tendo como principais autores Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire e Hall. O roteiro viabiliza a aplicação da metodologia da educação patrimonial no ensino de história como maneira de desenvolver a curiosidade epistemológica necessária para implementação do conhecimento autônomo de caráter crítico-libertário, tendo como foco as questões étnicoraciais do século XVIII, perpassando pela história religiosa penedense como fator preponderante para distinção racial ocorrida no dezoito.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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