Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15948
Document Type: | Dissertação |
Title: | Educação científica infantil em espaços não formais funcionais |
Authors: | Silva, Luis Carlos Soares da |
Issue Date: | 17-Feb-2022 |
Advisor: | Santos, Marcelo Leite dos |
Co-advisor: | Santos, Cristiano Aprígio dos |
Resumo : | A educação científica surge em meio as grandes transformações tecnológicas das últimas décadas, visando informar e formar as pessoas para o uso das tecnologias e suas implicações na sociedade e na natureza. Embora a educação científica receba influência do contexto em que é inserida, no Brasil ela adquire ao longo do tempo, um caráter voltado aos eixos do ensino de ciências, tendo como objetivo auxiliar os estudantes na compreensão das ciências e suas influências, possibilitando os indivíduos a tomarem boas decisões em suas escolhas da vida em sociedade, sendo estes pessoais ou que culminam escolhas de representações políticas. A educação científica deve ocorrer o quanto antes, sendo assim, os estudantes devem ser oportunizados ainda na educação infantil, pois já possuem afinidades com as tecnologias, contribuindo, assim, com o fim da educação científica tardia. Os sistemas de avaliação do ensino de ciências (PISA e Saeb) evidenciam índices preocupantes quanto ao ensino de ciências no Brasil. Como ferramenta metodológica para o desenvolvimento da educação científica infantil, têm-se a contribuição dos espaços não formais funcionais, que podem configurar-se como os bosques, trilhas, parques nacionais, planetários, museus, praças e centros de ciências. A presente dissertação se trata de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e documental, tendo como natureza uma abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação estruturada e formulário contendo elementos próprios para a caracterização dos espaços. Como resultado de pesquisa foram apontados três espaços em formato de roteiro, que podem contribuir para uma abordagem em educação científica com a educação infantil, pois apresentam condições físicas e estruturais para o desenvolvimento dessas atividades. Nesta pesquisa foram caracterizados três espaços não formais funcionais na Microrregião do Agreste de Itabaiana, sendo a trilha principal do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI), o Parque do Falcões e a Praça Fausto Cardoso. Esses espaços oferecem diferentes recursos, onde professores podem desenvolver estudos e observações do meio, abordar a educação ambiental, a educação para o patrimônio, trilhas ecológicas, e, entre outras atividades para fins educacionais que pode ocorrer a partir do planejamento do professor. |
Abstract: | Scientific education emerges during the technological changes past the last decades, aiming to inform and form people on the technologies use and their implications for society and nature. Even though scientific education is affected by the context in which it is inserted, in Brazil, it acquires a character-focused on the axes of science education over time, focusing on helping students to understand science and its influences, enabling them to make good decisions in society, whether these are personal or that culminate in representational choices. Scientific education must take place as soon as possible. Therefore, opportunities must be given to students even in early childhood education, as they already have affinities with technologies, thus contributing to the end of late scientific education. The evaluation systems of science education (PISA and Saeb) show worrying indices regarding science teaching in Brazil. The non-formal functional spaces such as forests, trails, national parks, planetariums, museums, squares, and science centers, contribute to the children's scientific education development, working like a methodological tool. This research is exploratory, descriptive, and documentary, having a qualitative approach in nature. Structured observation and a form containing specific elements for the characterization of spaces were used as a data collection instrument. As a result of the study, three places in script format were pointed out in the contribution of an approach in science education with early childhood education, since they present physical and structural conditions for these activities development. In this research, the main trail of the Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI), the Parque dos Falcões, and the Praça Fausto Cardoso were analyzed as non-formal functional spaces in the Microregion of Agreste de Itabaiana. These spaces offer different resources, where teachers can develop studies, observations, and environmental education, education for heritage, ecological trails, among other activities for educational purposes. |
Keywords: | Educação infantil Ciência Estudo e ensino Educação Científica; Espaço não formal Ensino de Ciências Science Education Non-Formal Space Childhood Education Science Teaching |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ciências Naturais |
Citation: | SILVA, Luis Carlos Soares da. Educação científica infantil em espaços não formais funcionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15948 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUIS_CARLOS_SOARES_DA_SILVA.pdf | 5,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.