Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15955
Tipo de Documento: | Tese |
Título : | "Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino": atravessamentos entre Nietzsche e a educação na contemporaneidade |
Autor : | Vieira, Juliana Santos Monteiro |
Fecha de publicación : | 15-feb-2022 |
Director(a): | Feldens, Dinamara Garcia |
Resumen: | Esta tese tem por objetivo analisar, por meio das cinco Conferências “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino”, empreendidas entre janeiro e março de 1872 por Friedrich Nietzsche, as críticas tecidas pelo filósofo acerca da cultura estatal moderna e do modelo de educação disseminado nos estabelecimentos de ensino do Ocidente. Sob inspiração genealógica, busca-se refletir acerca dos marcos educativos brasileiros, transpondo os cenários de disputa referentes ao processo civilizatório e à tentativa de forjar uma identidade nacional. Pretende-se, ainda, demarcar o jornalismo e a ciência enquanto instâncias fundamentais de sustentação desse modelo de cultura, sendo utilizados como narcóticos na contemporaneidade. A partir do diálogo com outros autores, intenciona-se tecer considerações acerca da educação para a superação, a integração e o cultivo de um outro tipo humano que intente novos valores de orientação para a cultura. |
Resumen : | This thesis aims to analyse, through the five Conferences “On The Future of Our Educational Institutions”, undertaken between January to March of 1872 by Friedrich Nietzsche, the criticisms pointed by the philosopher on the cultural modern state and the education model disseminated in Western educational establishments. Under a genealogical inspiration, we seek to contemplate over the Brazilian educational landmarks, transposing the dispute scenarios concerning the civilizing process and the attempt to forge a national identity. It is also intended to demarcate journalism and science as fundamental instances of support for this model of culture, being used as narcotics in Contemporary. From a dialogue with other authors, it is intended to draw considerations about education for overcome, integrate, and cultivate another human type that pursues new values of orientation for culture. |
Palabras clave : | Educação Cultura Escolas Ensino Friedrich Wilhelm Nietzsche Contemporaneidade Estabelecimentos de ensino Contemporaneity Culture Education Educational institutions |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Patrocinio: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | VIEIRA, Juliana Santos Monteiro. "Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino": atravessamentos entre Nietzsche e a educação na contemporaneidade. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15955 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA_SANTOS_MONTEIRO_VIEIRA.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.