Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Noeme Leite do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-07-15T13:09:15Z-
dc.date.available2022-07-15T13:09:15Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Noeme Leite do Nascimento. Caderno de leitura de poemas de Tobias Barreto. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15966-
dc.description.abstractThis thesis for the Professional Master’s Degree in Languages aims to develop a intervention proposal in the literary reading of some poems, from the book Dias e Noites, by Tobias Barreto, in order to stimulate the reception of texts with romantic love themes and Condoreism Poetry of this writer, instigating the identification of irony and intertextualities of his poetry in order to form literary readers who value the process of subjective reception based on their personal experiences and the horizon of expectation of these poems. This thesis proposes the production of a reading workbook aimed for the final grades of the Elementary School. In the first part of this thesis, we present discussions about the challenges of teaching literature and reading poems from the characteristics of the lyrical genre. In the second part, we will go deeper into the debate about the reader’s identification with the reading of poems from the conceptions of lyric literacy and subjective reading. The third part consists of the intervention workbook with its practical parts built from scripts of literary reading, aesthetics, deciphering the riddles of women, childhood and social criticism, as well as dialogues with the different arts and a contextualization with the present. In these three parts we will debate the specifics of the lyrical genre, as well as the importance of developing political awareness, identification with the readings and the collaborative and transforming profile of readers facing experiences with the practice of reading. Methodologically, the interdisciplinary conceptions of a reader’s identification will be used as a theoretical basis, following the exploration of the stages of literacy by Rildo Cosson, the exploration of the perspectives of subjective reading by Annie Rouxel, the approaches aimed at reading the poetic text proposed by Hélder Pinheiro and the reader’s cultural identification process, articulated by Carlos Gomes. As a final product, the reading workbook is composed of activities that explore the subjectivity of the reader and his identification process with the readings of Tobias Barreto’s poetry, based on the wordplay and ironies identified in the riddles, in the representation of love, of the woman and patriotism.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectLeitura de poemaspor
dc.subjectTobias Barretopor
dc.subjectLeitor subjetivopor
dc.subjectMétodo socialidentitáriopor
dc.subjectRecepção literáriapor
dc.subjectReading of poemseng
dc.subjectSubjective readereng
dc.subjectSocial-identity methodeng
dc.subjectWordplayeng
dc.titleCaderno de leitura de poemas de Tobias Barretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Carlos Magno-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Letras em Rede tem por objetivo desenvolver uma proposta de intervenção de leitura literária de alguns poemas da obra Dias e Noites, de Tobias Barreto, a fim de estimular a recepção dos textos com a temática do amor romântico e da poesia condoreira desse escritor, para instigar a identificação do jogo de ironias e intertextualidades de sua poesia a fim de formar leitores literários que valorizem o processo de recepção subjetiva a partir de suas experiências pessoais e do horizonte de expectativa desses poemas. Para isso, este trabalho propõe a produção de um caderno de leitura voltado para as séries finais, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Na primeira parte desta dissertação, são apresentadas discussões acerca dos desafios do ensino de literatura e da leitura de poemas, levando em conta as características do gênero lírico. Na segunda parte, é aprofundado o debate acerca da identificação do leitor com a leitura de poemas a partir das concepções de letramento literário e de leitura subjetiva. A terceira parte, por sua vez, é composta pelo caderno de intervenção com suas partes práticas. Nessas três partes, são debatidas as especificidades do gênero lírico, bem como a importância do desenvolvimento da consciência política, da identificação com as leituras e do perfil colaborativo e transformador dos leitores frente às experiências com a prática de leitura. Metodologicamente, são utilizadas como base teórica as concepções interdisciplinares de identificação do leitor, seguindo a exploração das etapas do letramento literário de Rildo Cosson, da exploração das perspectivas da leitura subjetiva de Annie Rouxel, das abordagens voltadas para a leitura do texto poético proposta por Hélder Pinheiro Alves e do processo de identificação cultural do leitor, articulado por Carlos Gomes. Como produto final, o caderno de leitura é composto de atividades que exploram a subjetividade do leitor e seu processo de identificação com as leituras da poesia de Tobias Barreto, explorando o jogo de palavras e as ironias identificadas nas charadas, na representação do amor, da mulher e do patriotismo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOEME_LEITE_DO_NASCIMENTO_OLIVEIRA.pdf816,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.