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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16000
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Percepções de licenciandos da Universidade Federal de Sergipe quanto a sua atuação no programa Residência Pedagógica |
Autor(es): | Marcolan, Cíntia de Cássia |
Data do documento: | 7-Jun-2021 |
Orientador: | Santos, Claudiene |
Resumo: | Programas de Iniciação à Docência são de grande valia na formação de licenciandos, pois possibilitam a vivência de experiências concretas, de sucesso ou insucesso, as quais somente com as disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular poderiam não ser possibilitadas. Programas como o Residência Pedagógica mantido pela CAPES, possibilitam o contato entre licenciandos, instituições de educação básica, professores experientes da educação básica e da instituição de ensino superior por um tempo maior do que o proporcionado pelos estágios, por meio da imersão do licenciando nas atividades da escola campo à qual está vinculado e da realização de atividades de formação e socialização possibilitadas pelo programa. Buscando analisar as percepções de licenciandos quanto a sua participação no programa de Residência Pedagógica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com treze licenciandos da UFS, dos cursos de Artes, Ciências Biológicas, História, Letras Português Espanhol e Matemática, procurando compreender suas motivações quanto à inscrição no programa de Residência Pedagógica; a escolha pela licenciatura; as principais contribuições do programa para esses discentes e os principais desafios vivenciados por eles. O auxílio financeiro, a busca pela experiência e horas complementares, a participação anterior no PIBID e a não identificação com a área de pesquisas aplicada foram os principais motivos para a inscrição no programa de RP, segundo os entrevistados. A participação no programa alterou as motivações iniciais quanto à escolha pela licenciatura de cinco participantes, que apresentaram incertezas quanto à escolha pelo curso, inicialmente. As principais contribuições foram: experiência em sala de aula e com a instituição de educação básica, contribuição para o currículo, identificação do discente com o curso escolhido. Dentre os principais desafios estão: as dificuldades relacionadas à parte burocrática do programa, como a carga horária e a distribuição da carga horária, a devolução de bolsas, o déficit nas informações, além da infraestrutura das instituições de educação básica. A partir das análises realizadas, concluímos que a experiência advinda do programa é de grande valia na formação dos licenciandos, pois, através da imersão e do tempo de duração do programa, foram possibilitadas melhoras significativas na desenvoltura em sala de aula, além de propiciar aos discentes análises acerca de sua própria prática reflexiva. Desta forma, se tem profissionais reflexivos, cada vez mais preparados para a profissão docente. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Ensino Formação docente Iniciação à docência Universidade Federal de Sergipe (UFS) Programa Residência Pedagógica Formação de professores |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Marcolan, Cíntia de Cássia. Percepções de licenciandos da Universidade Federal de Sergipe quanto a sua atuação no programa Residência Pedagógica. São Cristóvão, 2019. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16000 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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