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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jesus, Maria Benigna Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T14:39:55Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T14:39:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | Jesus, Maria Benigna Santos de. “Bee Movie – a história de uma abelha” : em cena a educação ambiental e a agroecologia. São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16002 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Filme de animação | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.title | “Bee Movie – a história de uma abelha” : em cena a educação ambiental e a agroecologia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | O cinema, especialmente as animações, traz questões sociais e ambientais passíveis de reflexão. Por conta disso, encontramos nestes artefatos ambientes profícuos para discussões sobre Educação Ambiental contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico pautado no respeito ao ambiente. O objetivo dessa pesquisa é compreender as possíveis contribuições e limitações da animação “Bee Movie: a história de uma abelha” como recurso para a divulgação da Educação Ambiental, a partir do viés agroecológico. A pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter exploratório, caracterizando-se pelas interpretações e análises do filme de animação a partir da seleção de cenas escolhidas à medida que o discurso dos personagens se alinhava às concepções da Educação Ambiental e dos princípios agroecológicos. A partir das análises, percebemos que o filme evidencia a relação homemnatureza, mas não uma visão crítica sobre ela. A partir disso, foram encontrados elementos para classificar as ações dos personagens de acordo com as concepções de Educação Ambiental subversiva e subserviente. Por meio das cenas, são discutidas também as questões de coletividade que envolvem não só a Educação Ambiental como também a agroecologia. Trazemos, também, a discussão de duas visões da agroecologia: prática e sociopolítica; e fazemos um contraste das cenas com a literatura usada no referencial teórico desse trabalho. Com isso, evidenciamos neste artefato cultural uma visão da agricultura limitada ao agronegócio, ou seja, o filme não traz aspectos agroecológicos em suas cenas que evidenciem práticas alternativas sustentáveis na produção das abelhas. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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