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Tipo de Documento: Monografia
Título: De que corpos falam os livros didáticos de Biologia? – uma revisão integrativa no PNLD 2015 e 2018
Autor(es): Fernandes, Alícia Baracho
Data do documento: 1-Nov-2021
Orientador: Santos, Claudiene
Resumo: Aprovada em 2018, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), trouxe em seu texto mudanças significativas em relação à exclusão das temáticas ligadas ao corpo, ao gênero e à sexualidade, influenciadas pelas modificações político-religiosas que deram evidência aos movimentos conservadores no país. A BNCC tornou-se importante desde antes da liberação da sua primeira versão, visto que, afetaria diretamente o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Assim, por meio de uma revisão integrativa, nos interessa investigar o que tem sido produzido pela literatura especializada acerca de como os corpos estão sendo retratados em livros didáticos de Biologia nos PNLD/2015 e/ou PNLD/2018. Foram adotados como referencial teórico os estudos culturais e os de gênero pós-estruturalistas. Após a revisão, foi possível perceber que apenas em dois artigos analisados o corpo biossocial é investigado por meio de questionamentos acerca de suas representações nos LD. Os demais artigos buscaram corrigir conceitos e imagens que pudessem ocasionar erros teóricos durante a aprendizagem das/os discentes.
Abstract: Approved in 2018, the BNCC (Common National Curriculum Base) brought in its text significant changes regarding the exclusion of themes related to the body, gender and sexuality, influenced by the political-religious changes that gave evidence to conservative movements in the country. The BNCC became important since before the release of its first version, as it would directly affect the National Program for Books and Didactic Material (PNLD). Thus, through an integrative review, we are interested in investigating what has been produced by the specialized literature about how bodies are being portrayed in Biology textbooks in PNLD/2015 and/or PNLD/2018. Cultural and poststructuralist gender studies were adopted as the theoretical framework. After the review, it was possible to notice that only in two articles analyzed the biosocial body is investigated through questions about its representations in textbooks. The other articles sought to correct concepts and images that could lead to theoretical errors during students' learning.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Corpo humano
Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)
Revisão integrativa
Human Body
Diversities
Representativeness
Integrative review
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Fernandes, Alícia Baracho. De que corpos falam os livros didáticos de Biologia? – uma revisão integrativa no PNLD 2015 e 2018. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16003
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