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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Matheus Reis-
dc.date.accessioned2022-07-27T11:48:56Z-
dc.date.available2022-07-27T11:48:56Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationDantas, Matheus Reis. A desterritorialização da aula de ciências/biologia : estudo sobre marcadores de gênero em videoaulas do Youtube. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16014-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEstudos de gêneropor
dc.subjectVideoaulaspor
dc.subjectCiberculturapor
dc.titleA desterritorialização da aula de ciências/biologia : estudo sobre marcadores de gênero em videoaulas do Youtubept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pagan, Alice Alexandre-
dc.description.resumoNeste trabalho tratamos sobre questões emergentes da sociedade da informação e dos debates sobre gênero em uma plataforma recorrentemente acessada e interativa da internet, o Youtube. No Youtube são encontradas diversas aulas (videoaulas) que não deixam de lado boa parte das competências e habilidades exigidas no ensino formal, assim como são locais passíveis para a proliferação de pedagogias que regulam a constituição dos novos modos de existência, das subjetividades e das identidades de gênero. À vista disso, procuramos analisar como os marcadores de gêneros são proferidos nas videoaulas de Biologia. Para isso, nos atemos a uma metodologia de caráter qualitativo e de um referencial teórico multidisciplinar. Assim, criamos um roteiro e por meio desse artifício, buscamos descrever as variadas formas de expressão dos marcadores de gênero nas videoaulas, sejam elas de dentro ou fora do que foi historicamente convencionado como campo de atuação do licenciado/a/x em Biologia. Foram analisadas duas aulas de Biologia publicadas no Youtube, apresentadas por uma mulher e um homem cisgêneros, nelas podemos registrar a aplicação de antigos sistemas simbólicos, mas também é interessante notar uma tentativa de combinar expressões de feminilidade e de masculinidade de quem apresenta aulas no Youtube no que tange principalmente a organização do cenário da videoaula, na expressão do ethos e da fala. No entanto, percebemos que a transmutação da educação para os ciberespaços não acarretou em mudanças significativas nas concepções das/os discentes quanto às hierarquias de gênero patriarcal, principalmente na expressão de exemplos, na fundamentação teórica dos conteúdos e escolha de imagens e/ou vídeos para suas aulas. Para isso, precisamos incitar a participação das personalidades femininas e outras identidades de gênero nesse mercado expressivo educacional, pois ao vislumbrar o panorama geral de aulas de biologia podemos perceber que tal é dominada por homens.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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