Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Sivanildo Silva de-
dc.date.accessioned2022-07-27T12:03:04Z-
dc.date.available2022-07-27T12:03:04Z-
dc.date.issued2021-08-11-
dc.identifier.citationJesus, Sivanildo Silva de. Ensino de ciências e biologia no contexto pandêmico : reflexões sobre o ensino remoto a partir de uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16017-
dc.description.abstractThe spread of the new coronavirus on a global scale has brought about major changes in social, health, economic and educational contexts. In order to contain the growing number of cases, measures of social distancing were adopted, making it necessary for work activities to be carried out in the so-called home office. Concomitantly, educational activities needed to undergo a new conformation, with emergency remote teaching being the means by which school routines were followed up. Therefore, this work aims to understand the contexts and challenges faced by teachers of Science and Biology of Brazilian Basic Education from the adoption of emergency remote teaching. For this, an integrative review of the works published between March 2020 and March 2021 that dealt with aspects related to the teaching practice of Science and Biology teachers was carried out based on the adoption of emergency remote teaching, in the Google Academic databases, OASISBR and CAPES Periodicals. After the initial screening, 17 relevant works were selected for the composition of the research, they were read, analyzed and highlighted the points that dealt with issues such as: teacher education, planning and methodological strategies. These productions were analyzed and discussed in the light of the main epistemological references of the object of study field. In this way, it was possible to highlight that remote teaching generated a series of impacts on teaching practice, starting with the abrupt insertion of digital technologies in their routines, highlighting the issue of the lack and importance of initial and continuing teacher education that includes the insertion of TDICs (Digital Information and Communication Technologies) in their practice, and demanded from teachers the reinvention of their plans and the search for new methodological strategies that would enable a more dynamic and interactive environment in classes.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectRevisão integrativapor
dc.subjectScience and Biology Teachingeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectIntegrative revieweng
dc.titleEnsino de ciências e biologia no contexto pandêmico : reflexões sobre o ensino remoto a partir de uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoA propagação do novo coronavírus em escala mundial acarretou grandes mudanças nos contextos sociais, sanitários, econômicos e educacionais. Como forma de conter o crescente número de casos, medidas de distanciamento social foram adotadas, fazendo-se necessário que as atividades laborais passassem a ser realizadas no chamado home office. Concomitantemente a isso, as atividades educacionais precisaram passar por uma nova conformação, sendo o ensino remoto emergencial o meio pelo qual se deu seguimento às rotinas escolares. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer os contextos e desafios enfrentados pelos docentes de Ciências e Biologia da Educação Básica Brasileira a partir da adoção do ensino remoto emergencial. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa dos trabalhos publicados entre março de 2020 e março de 2021 que tratassem de aspectos relacionados à prática docente dos professores de Ciências e Biologia a partir da adoção do ensino remoto emergencial, nas bases de dados Google Acadêmico, OASISBR e Periódicos da CAPES. Após a triagem inicial, foram selecionados 17 trabalhos relevantes para a composição da pesquisa, estes foram lidos, analisados e destacados os pontos que tratassem de questões como: formação docente, planejamento e estratégias metodológicas. Essas produções foram analisadas e discutidas à luz dos principais referenciais epistemológicos do campo objeto de estudo. Deste modo, foi possível destacarmos que o ensino remoto gerou uma série de impactos na prática docente a começar pela inserção abrupta de tecnologias digitais em suas rotinas, evidenciou a questão da carência e importância de uma formação inicial e continuada de professores que contemple a inserção de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática, e, demandou dos professores a reinvenção dos seus planejamentos e a busca por novas estratégias metodológicas que possibilitassem um ambiente mais dinâmico e interativos nas aulas.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sivanildo_Silva_Jesus.pdf500,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.