Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16018
Document Type: Monografia
Title: Aquaponia como recurso pedagógico e interdisciplinar no ensino de ciências e biologia
Authors: Santos, Alisson Matheus Lima
Issue Date: 31-Jan-2022
Advisor: Hirose, Gustavo Luis
Resumo : A aquaponia é um sistema que envolve a sustentabilidade através do cultivo de peixes e plantas emersas, integrando formas inovadoras de cultivo que vem sendo melhoradas e empregadas ao passar dos anos, trazendo consequências favoráveis não só aos produtores e aos consumidores, como também à natureza, através da reutilização da água e maximização dos espaços de cultivo de forma vertical. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização da aquaponia como recurso didático sobre conteúdos disciplinares e interdisciplinares no ensino de ciências e biologia para alunos do ensino médio. Para tal, a metodologia delineada contou com a utilização da metodologia de Rotação por Estações, e entrevistas para analisar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos temas que foram abordados. Posteriormente, foram ministradas quatro oficinas na escola selecionada, abordando os diferentes temas a serem trabalhados, além da montagem de um sistema aquapônico. Na primeira estação foi abordado o tema aquaponia e história, na segunda aquaponia e geografia, na terceira física e biologia, na quarta, aquaponia e matemática, na quinta, aquaponia e química, Também foram abordados os benefícios do sistema para a saúde e meio ambiente em cada aula antecedente a prática e a importância de se medir parâmetros no sistema aquapônico. Os resultados obtidos após a realização da atividade demonstraram a contribuição do sistema aquapônico na absorção do conhecimento pelos alunos acerca do conteúdo abordado, destacando a interdisciplinaridade intrínseca ao sistema e a reflexão positiva na reação e desempenho dos alunos nos momentos de aprendizagem. Deste modo, pode-se concluir que a utilização do sistema aquapônico como um recurso didático pode ser uma ótima opção de prática educacional para o ensino de ciências e biologia.
Abstract: Aquaponics is a system that also involves emerging fish with sustainability, integrating as combinations of plants that have been improved, aiming at a result that does not involve only producers and cultures, but involves the choice of plants that will choose the best, through of water reuse and maximizing vertical cultivation spaces. The objective of this work was to evaluate the use of aquaponics as a didactic resource on disciplinary and interdisciplinary content in the teaching of science and biology to high school students. For the methodology, it outlines the use of the contour methodology by Stations, and interviews to know the students' knowledge about the themes that were presented. Subsequently, four workshops were held at the selected school, addressing the different topics to be worked on, in addition to the assembly of an aquaponic system. At the station it was history in history the third theme aquaponics and chemical biology, in the fourth, fifth, aquaponics and also first were aqua environment aquaponics and biology in each previous class the practice and importance of intermediate parameters in the aquaponic system The results obtained after the performance of the Aquation students' activity in the absorption of knowledge by the content of the content, highlighting the interdisciplinarity in the system and the reflection on the positive moments of reaction to the students' performance in learning. In this way, it is possible to determine the use of the educational system as a resource that can be a great option of educational practice for the teaching of science and biology.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Ciências biológicas
Aulas práticas
Interdisciplinaridade
Agricultura orgânica
Biology education
Practical classes
Interdisciplinarity
Organic agriculture and sustainability
Aquaponia
Sustentabilidade
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Santos, Alisson Matheus Lima. Aquaponia como recurso pedagógico e interdisciplinar no ensino de ciências e biologia. São Cristóvão, 2022. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16018
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alisson_Matheus_Lima_Santos.pdf7,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.