Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16316
Tipo de Documento: Monografia
Título: Pré-tratamento organosolv da casca do coco visando o aumento da sacarificação enzimática
Título(s) alternativo(s): Organosolv pre-treatment of cocnut shell aiming to increase enzymatic sacarification
Autor(es): Silva, Ana Claudia Matos da
Data do documento: 1-Ago-2022
Orientador: Romão, Luciane Pimenta Cruz
Coorientador: Santana, Joselaine Carvalho
Resumo: As biomassas lignocelulósicas, como a casca do coco verde, são formadas por uma estrutura complexa de polímeros lignina, hemicelulose e celulose que atribui resistência e baixa reatividade, impossibilitando a produção de etanol celulósico (combustível de segunda geração). Diante desse cenário, esse trabalho teve como objetivo contribuir para pesquisas que visam à produção de bioetanol acessível e sustentável, através do aperfeiçoamento do processo de pré-tratamento organosolv, com glicerol e FeCl3 a 220 °C, para desagregar a estrutura da casca de coco, reduzindo a recalcitrância. A hidrólise enzimática promoveu a quebra da celulose em seus monômeros (açúcares redutores), utilizando a enzima Cellic Ctec3, que foram quantificados pelo método do ácido 3,5-dinitrosalicílico (DNS). A lignina foi recuperada do licor da reação de prétratamento utilizando uma centrifuga e levada para secagem a 55 °C por 24h. O pré-tratamento mostrou-se eficiente, pois as concentrações de açúcares nos hidrolisados para os tamanhos de partícula estudados foram: 4,71 ± 0,12 g.L-1 (<0,85mm); 6,88 ± 0,64 g.L-1 (0,85 - 2,0mm); 5,35 ± 0,23 g.L-1 (>2,0mm), destacando-se o tamanho de partícula médio. O hidrolisado da biomassa in natura apresentou apenas 1,73 ± 0,09 g.L-1 de açúcares redutores totais. Através da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) determinou-se que a maior concentração de hidroximetilfurfural (HMF) nos hidrolisados foi de 0,0023 ± 0,0000 g.L-1 e furfural 0,0004 ± 0,0001 g.L-1 , não tendo capacidade inibitória no processo fermentativo, devido à baixa concentração, pois estão abaixo dos limites determinados pela literatura, 0,5 g.L-1 para o HMF e 2,0 g.L-1 para o furfural. Assim, a metodologia aplicada ao tratamento desse resíduo atribui valores tecnológicos, sociais e ambientais, contribuindo para geração de políticas públicas sustentáveis.
Palavras-chave: Química
Ensino de química
Sustentabilidade
Resíduos lignocelulósicos
Hidrólise enzimática
Tecnologia
Energia renovável
Bioquímica
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::ENZIMOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencial
Citação: Silva, Ana Claudia Matos da. Pré-tratamento organosolv da casca do coco visando o aumento da sacarificação enzimática. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Química) – Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16316
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Claudia_Matos_Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.