Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16343
Tipo de Documento: Produto educacional
Título: Letramento informacional: práticas e perspectivas para o novo ensino médio
Autor(es): Menezes, Matheus Ribeiro
Data do documento: 2022
Orientador: Paixão, Pablo Boaventura Sales
Resumo: Você já percebeu que ano após ano estudamos inúmeras disciplinas, respondemos à inúmeras avaliações com o objetivo de, ao final de cada ano letivo, ser aprovado? Mesmo com tantas informações obtidas em sala de aula pergunto: você realmente aprende ou apenas memoriza o que lhe é ensinado? Não sabe responder a esta pergunta? Então tente relembrar dos conteúdos estudados no ano passado... E aí? Ainda consegue resolver as mesmas atividades ou apenas recorda fórmulas, conceitos, datas e teorias? Se você apenas recorda as informações e não sabe mais como usá-las ao seu favor ,não se desespere! Isso ocorre porque você ainda não desenvolveu habilidades e competências voltadas para o aprender a aprender. Ou você pensou que estudar é apenas ler o livro didático, decorar datas, fórmulas e conceitos? Neste material didático, você irá aprender a aprender através de uma proposta diferente: iremos mostrar como ocorre a construção do conhecimento através do uso correto das informações. Iremos muitos além do material didático e das técnicas de memorização. Neste livro você vai aprender a aprender aprendendo a fazer! Foi um grande desafio elaborar um material que trouxesse as técnicas fundamentais quanto a busca ativa, seleção crítica e uso ético das informações. Após os estudos dos temas propostos por este material você será capaz de desenvolver, de forma autônoma e ativa, seu próprio aprendizado com qualidade, empoderando-se das informações através do processo de investigação científica.
Palavras-chave: Ciência da informação
Produto educacional
Letramento informacional
Educação básica
Ensino médio em tempo integral
Novo ensino médio
Parte de : O letramento informacional no currículo do ensino médio em tempo integral de Sergipe : uma proposta didática à luz do novo ensino médio
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16343
Aparece nas coleções:Ciência da Informação (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS_RIBEIRO_MENEZES-Prod_Educ.pdf29,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.