Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1637
Tipo de Documento: Artigo
Título: Produção de mudas de manjericão com diferentes tipos de substratos e recipientes
Título(s) alternativo(s): Production of basil seedlings with different types of substrates and recipients
Autor(es): Blank, Arie Fitzgerald
Arrigoni-Blank, Maria de Fátima
Carvalho Filho, José Luiz Sandes de
Santos Neto, Antônio Lucrécio dos
Amancio, Verônica Freitas
Data do documento: Jun-2014
Abstract: A utilização de pó de coco em substratos para obtenção de mudas tem crescido principalmente na região Nordeste do Brasil, onde essa matéria prima pode ser obtida com facilidade. No entanto, poucos são os trabalhos com a utilização deste substrato em espécies como o manjericão. Desta forma, objetivou-se avaliar o desempenho de mudas de manjericão cv. Genovese em substratos contendo pó de coco, foram conduzidos dois experimentos. No primeiro, avaliou-se o efeito de doses de calcário (0 1 e 2 g L-1 de substrato) e fertilizante formulado [NPK 06-24-12 + (6% Ca; 5% S; 0,2% Zn; 0,05% B; 0,02% Cu; 0,15% Fe; 0,10% Mn e 0,003% B) - 3, 6 e 9 g L-1 de substrato], em mistura de pó de coco + vermiculita (1:1). No segundo, avaliou-se o efeito de recipientes e composições de substratos contendo esterco bovino curtido. Após a avaliação dos resultados, conclui-se que a produção de mudas de manjericão utilizando calcário e NPK em bandeja de poliestireno expandido de 128 células, deve-se utilizar pó de coco acrescido com 1 g L-1 de calcário dolomítico com 9 g L-1 de fertilizante 06-24-12 + Micro. Já para uma produção de mudas utilizando esterco bovino curtido, o substrato indicado é o pó de coco e esterco bovino curtido na proporção de 2:1, em tubetes.
Palavras-chave: Ocimum basilicum
Pó de coco
Fertilizante mineral
Esterco bovino
Calcário
Tubete
Manjericão
ISSN: 1981-3163
Instituição/Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: BLANK, A. F. et al. Produção de mudas de manjericão com diferentes tipos de substratos e recipientes. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, jun. 2014. Suplemento. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14127>. Acesso em: 12 fev. 2016.
Licença: Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1637
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MudasManjericaoSubstratos.pdf76,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.