Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16372
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Diálogos entre as questões de pesquisa que norteiam a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot e da pesquisa biográfica de Christine Delory-Momberger
Autor(es): Reis, Rosemeire
Data do documento: Set-2021
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar questões de pesquisa e pressupostos teóricos que fundamentam a teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot e da pesquisa biográfica de Christine Delory-Momberger e suas contribuições para estudar a relação com o aprender de jovens/estudantes. Para tanto, recorre à análise documental de livros e de artigos dos autores. Identifica-se a configuração de campos teórico-metodológicos de pesquisa com suas especificidades, mas também os pontos de diálogo concernentes às suas questões de pesquisa e, em especial, pelo interesse recíproco teórico-epistemológico em estudar a construção dos indivíduos como sujeitos singulares/sociais, a partir de abordagens socioantropológicas.
Abstract: This article aims to present research questions and theoretical assumptions that underlie Bernard Charlot's theory of the relationship with knowledge and Christine Delory-Momberger's biographical research. To do so, it resorts to documentary analysis of books and articles by the authors. The configuration of theoretical and methodological fields of research with their specificities is identified, but also the points of dialogue concerning their research questions and, in particular, by the reciprocal theoretical and epistemological interest in studying the construction of individuals as singular and social, from socio-anthropological approaches.
Palavras-chave: Relação com o saber
Pesquisa biográfica
Narrativas da experiência
Juventudes na escola
Relationship with knowledge
Biographical research
Youth at school
Narrative of experience
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: https://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.19
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16372
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DialogosPesquisaBernardCharlotChristineDelory-Momberger.pdf185 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.