Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16381
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Imagens da docência na educação brasileira: do momento pré-colonial ao imperialista
Título(s) alternativo(s): Images of teaching in Brazilian education: from the pre-colonial to the imperialist moment
Autor(es): Santos, Alfredo Bezerra dos
Data do documento: Ago-2021
Resumo: Este artigo objetiva compreender como a imagem do professor brasileiro vai sendo construída, partindo do momento pré-colonial ao imperialista. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que se alinha à história da educação, retomado fontes escritas, bibliográficas, verificando possibilidades. A imagem que se descreve do professor é solicitada na pré-colônia, na colônia e no império. Considerando esses três momentos, percebem-se rupturas e continuidades. Enquanto o professor da era pré-colonial é uma forma de ser, desapegado de certos interesses, o da colônia é outro, comprometido com a coroa e a igreja, construídos na oposição; já o professor do império, aguardado como um diferencial em relação ao da colônia, direcionado a novas orientações, por vezes o repete.
Abstract: This paper seeks to comprehend how the image of the Brazilian teacher is built from the pre-colonial to the imperialist moment. This is a qualitative research aligned with the History of Education, which focuses on written and bibliographical sources, checking possibilities. The images that describe the teachers are from pre-colony, colony, and empire. Considering these three moments, ruptures and continuities were identified. While the teacher from the pre-colonial era is a way of being detached from certain interests, the one from the colony is committed to the crown and to the church, constructed in the opposition. On the other hand, directed to new orientations, the teacher from the empire at times is like that of the colony, despite the expectations for him to be different.
Palavras-chave: Professorado
Jesuítas
Educação imperial
Teaching profession
Jesuits
imperial education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.38
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16381
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImagensDocenciaEducacaoBrasileira.pdf189,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.