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dc.contributor.authorSantos, Marizete dos-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:42:08Z-
dc.date.available2022-10-07T22:42:08Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16383-
dc.description.abstractThis work aims to enable reflections on the importance of playing in nature, taking as a pedagogical proposal outdoors experiences in school. Children have spent a lot of time indoors, unable to move freely in open, natural spaces with other children. In this sense, it is up to the school to collaborate in the construction of a humanized society that is more committed to the sustainability of the planet, enabling this interaction. Therefore, it is necessary to break with the educational model that controls the bodies, limiting the child's curiosity and sensitivity. The following theoretical references were used in this research: MORIN (2011), TIRIBA (2010), BARBIERI (2012), BNCC (2017), DCNEIs (2010), among others. The research showed that encouraging the relationship of children from an early age in the green areas of school institutions reinforce positive environmental attitudes, which are fundamental for the preservation of nature.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectPlayeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectNatureeng
dc.titleA importância dos espaços verdes na escola como uma proposta de brincar e aprender com a naturezapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of green areas at school as a proposal to play and learn with natureeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância do brincar na natureza, tendo como proposta uma pedagogia do desemparedamento na escola. As crianças têm passado muito tempo emparedadas em ambientes fechados, impedidas de movimentar-se livremente em espaços abertos e naturais, com outras crianças. Nesse sentido, cumpre à escola colaborar na construção de uma sociedade humanizada e mais comprometida com a sustentabilidade do planeta, possibilitando esta interação. Para tanto, faz-se necessário romper com o modelo de educação que controla os corpos limitando a curiosidade e a sensibilidade da criança. Foram utilizados nesta pesquisa os seguintes referenciais teóricos: MORIN (2011), TIRIBA (2010), BARBIERI (2012), BNCC (2017), DCNEIs (2010), entre outros. A pesquisa evidenciou que incentivar a relação das crianças desde pequenas nas áreas verdes das instituições escolares, reforçam atitudes ambientais positivas, fundamentais para a preservação da natureza.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.31-
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