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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Cartas para não indígenas: a literatura dos povos tradicionais enquanto caminho ao protagonismo
Título(s) alternativo(s): Letters to non-indigenous peoples: the literature of traditional people on the path to protagonism
Autor(es): Silva, Girlane Santos da
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo tem como proposta realizar observações de cunho crítico-reflexivo acerca da presença da colonialidade nas práticas docentes na rede básica de ensino, por meio da literatura de produção indígena. Nesse sentido, utiliza-se do pensamento Decolonial para esclarecer como a Modernidade/Colonialidade, pela colonialidade do ser, do saber e do poder realizam a manutenção de um padrão de poder que regula interpretações exógenas e estereotipadas de grupos indígenas, sobretudo em um cenário de sala de aula. Logo, a investigação dialoga com os apontamentos de Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo (2017), Alcione Paulim (2015), Neide Gondim (2007 )e outros para evidenciar como tal padrão epistêmico (re)constrói identidades e a região amazônica.
Abstract: This article proposes to carry out critical-reflective observations about the presence of coloniality in teaching practices in the basic education system, through the literature of indigenous production. In this sense, Decolonial thinking is used to clarify how Modernity/Coloniality, through the coloniality of being, knowledge and power, maintain a pattern of power that regulates exogenous and stereotyped interpretations of indigenous groups, especially in a scenario of classroom. Therefore, the investigation dialogues with the notes of Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo (2017), Alcione Paulim (2015), Neide Gondim (2007 ) and others to show how such an epistemic pattern (re)constructs identities and the Amazon region.
Palavras-chave: Pensamento decolonial
Literatura
Colonialidade
Decolonial thought
Literature
Coloniality
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.12
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16390
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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