Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVerissimo, Debora-
dc.contributor.authorZogaib, Simone-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:43:23Z-
dc.date.available2022-10-07T22:43:23Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16391-
dc.description.abstractThis article aims to present a general and descriptive characterization of scientific studies on mathematical Games and plays in early childhood education and in early years published in national journals from 2010 to 2020. It is characterized as a systematic bibliographical review in available articles through the CAPES Portal, based on studies by Castro (2001), Galvão and Pereira (2014), Sampaio and Mancini (2007) and Zogaib (2019). After refining the number of studies, from the filters made available on the Portal itself, 9 articles were selected referring to the theme. Among the main results, it is highlighted that there is still a small amount of research on games, games and mathematics, considering the search procedures and the database used. Most of the studies are field research with a qualitative approach and involve Games and plays in the field of arithmetic. The few studies indicate the existence of scientific collaboration between researchers and higher education institutions. It concludes with the need for expansion and dissemination of research on the subject.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectGames and playspor
dc.subjectChild educationpor
dc.subjectEarly years of elementary schoolpor
dc.titleMatemática em jogos e brincadeiras com crianças: o que dizem as pesquisas em periódicos nacionais?pt_BR
dc.title.alternativeMathematics in games and play with children: what do the research in national periodicals say?eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo de pesquisa apresentar uma caracterização geral e descritiva de estudos científicos sobre jogos e brincadeiras matemáticas na educação infantil e nos anos iniciais publicados em periódicos nacionais no período de 2010 a 2020. Caracteriza-se como uma revisão sistemática bibliográfica em artigos disponibilizados pelo Portal da CAPES, fundamentada nos estudos de Castro (2001), Galvão e Pereira (2014), Sampaio e Mancini (2007) e Zogaib (2019). Após refinamento do quantitativo de estudos, a partir dos filtros disponibilizados no próprio Portal, 9 artigos foram selecionados referentes à temática. Entre os resultados principais destaca-se que ainda há um quantitativo pequeno de pesquisas sobre jogos, brincadeiras e matemática, considerando os procedimentos de busca e a base de dados utilizados. A maior parte dos estudos são de pesquisas de campo com abordagem qualitativa e envolvem jogos e brincadeiras do campo da aritmética. Os poucos estudos sinalizam para a existência de colaboração científica entre pesquisadores e entre instituições do ensino superior. Conclui-se com a necessidade de ampliação e divulgação de pesquisas sobre o tema.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.21-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatematicaJogosBrincadeiras.pdf183,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.