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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Da oralidade à escrita: o debate mediado como estratégia para potencializar a argumentação e a aprendizagem ativa dos alunos
Título(s) alternativo(s): From orality to writing: mediated debates as strategy to leverage students’ argumentation and active learning
Autor(es): Alves, Sandra Maria de Lima
Fonseca, João Henrique Villa-Chan da
Ferreira, Maria Luiza Silva
Data do documento: Set-2021
Resumo: O estudo da Língua Portuguesa, inserida na leitura, oralidade, escrita e em processos de interpretação que valorizem a contextualização e a participação ativa dos alunos, tem uma relevância para se entender como o debate mediado pode ser observado em campos comuns de aprendizagem. Este estudo objetiva descrever e analisar textos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma instituição particular de ensino da cidade de Recife. As produções escritas resultaram das vivências nas aulas de produção textual, para as quais foram pensadas a introdução do debate mediado como suporte para potencializar a argumentação e a participação ativa dos educandos no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva pautou-se em teóricos como: Vygotsky, Bakhtin, Marcuschi, Antunes, Koch, Ducrot, Liberal, Leitão. Os resultados demonstraram que os alunos têm condições de escrever textos argumentativos e alcançar o papel ativo no contexto da prática da aprendizagem, dependendo, principalmente, das condições e das estratégias que o professor ofereça nas suas práticas metodológicas.
Abstract: The study of the Portuguese language, inserted in reading, speaking, writing and in interpretation processes that value the contextualization and active participation of students, is relevant to understanding how mediated debate can be observed in common fields of learning. This study aims to describe and analyze texts from 3rd grade high school students at Colégio Eximius, located in the city of Recife-Pernambuco. The written productions resulted from experiences in textual production classes, for which the introduction of mediated debate was designed as a support to enhance argumentation and the active participation of students in the teaching-learning process. The descriptive, qualitative research was based on theorists such as: Vygotsky, Batktin, Marcuschi, Antunes, Koch, Ducrot, Liberal, Leitão. The results showed that students are able to write argumentative texts and achieve proficiency in the Portuguese language, depending mainly on the conditions and strategies that the teacher offers in their methodological practices.
Palavras-chave: Aprendizagem
Argumentação
Debate
Learning
Argumentation
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16393
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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